Governo garante gratuidade de transporte para candidatos do Enem, na capital e no interior
Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contarão com o apoio do Governo do Estado para terem acesso gratuito aos locais das provas, neste domingo (3) e no próximo (10).
Em uma ação articulada entre a Secretaria da Educação do Estado (SEC) e prefeituras municipais, serão disponibilizados ônibus para que esses candidatos possam chegar aos locais de provas.
Água e lanche
Além disso, no transporte, os candidatos receberão kits com água e lanche, que vão contribuir para o bem-estar durante a realização do exame.
Assim sendo, a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, espera que o apoio do governo estimule os estudantes a comparecerem às provas.
Série de ações articuladas
“O Enem é a porta de entrada para a universidade.
Para tanto, nós, do Governo do Estado, fizemos uma série de ações, desde os aulões à gratuidade do transporte, seja com o metrô, em Salvador e Lauro de Freitas.
Portanto, no interior, com a oferta de ônibus, por meio da ação articulada com as prefeituras.
Nos dias da realização da prova, estaremos na porta das unidades escolares recepcionando e acolhendo nossos estudantes, para incentivá-los, cada vez mais”, disse a secretária.
Gratuidade no metrô
Em Salvador e Lauro de Freitas, os inscritos no Enem poderão utilizar, de forma gratuita, o sistema metroviário.
Assim sendo, a ação é resultado de uma articulação entre as secretarias estaduais de Educação (SEC) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
O acesso livre ao metrô atenderá a todos os candidatos ao Enem que, dessa forma, poderão chegar aos locais de prova com tranquilidade e agilidade.
Condições de embarque
Para embarcar no transporte metroviário sem pagar a tarifa, será necessário apresentar o comprovante de inscrição e o documento de identidade com foto ao funcionário da concessionária.
O maior fluxo deverá ocorrer a partir de duas horas antes da abertura dos portões e até duas horas após o encerramento do exame.
Vale ressaltar que o benefício não se estende à integração com os ônibus.
Fonte: Ascom/SEC