Governo informa regularização de transportes alternativos
Secretário de Mobilidade Urbana informou sobre as alternativas oferecidas pela Prefeitura para que proprietários desse tipo de veículos trabalhem de forma regularizada
Uma comissão de representantes* dos proprietários de veículos como vans e similares foi recebida na tarde desta sexta-feira, 25, pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann, a fim de tratar do interesse dos condutores em atuar legalmente no transporte de passageiros em Vitória da Conquista.
O secretário explicou aos motoristas que o sistema de transporte público regular do município, coordenado pela Prefeitura, é formado por três eixos: o transporte coletivo urbano, dividido em dois lotes e operado por empresas de ônibus; o rural, com veículos responsáveis por transportar moradores do interior do município; e o transporte público individual, composto pelo serviço de táxi – que, embora operado por empresas particulares, também é coordenado pela Administração Municipal. Qualquer iniciativa que não se inclua em algum desses três eixos, portanto, é considerada irregular.
No entanto, Sellmann deixou claro que a Prefeitura oferece alternativas para o cidadão que seja proprietário de vans ou similares e tenha interesse em trabalhar no transporte público de forma regularizada. Ele pode atuar no transporte escolar, rural e urbano, que inclui estudantes e professores da rede municipal de ensino, e no transporte de equipes do Programa de Saúde da Família que atuam na zona rural. “Existem esses caminhos, essas formas de trabalho legalizadas e organizadas. Há alternativas para os condutores, isso foi dito com muita clareza”, afirmou Sellmann, após a reunião.
Editais – Caso se interesse por atuar nessa área, o cidadão deve ficar atento aos editais de licitação abertos pela Prefeitura, com o objetivo de selecionar veículos para trabalhar a serviço das secretarias municipais de Educação e de Saúde. Para participar e concorrer, é necessário que o motorista obedeça a alguns critérios, entre eles possuir a carteira de habilitação na categoria “D” e comprovações que atestem sua participação em cursos específicos para condutores que atuam no transporte de pessoas. Além disso, é obrigatório que seu veículo, além de ser novo ou seminovo, ofereça totais condições de segurança, conforto e higiene. Tais exigências são aferidas pela Prefeitura em pelo menos duas vistorias por ano.
Contato – Para obter maiores informações sobre os processos de licitação de transporte que serão abertos pela Administração Municipal, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (77) 3424-8955, mais especificamente na Coordenação de Transporte Público (77) 3424-8991.
*A comissão de representantes foi formada por Erotildes Pereira de Oliveira, Alan Deivid Queiroz de Matos e Vanderlei Alves de Brito.