fbpx

Governo informa regularização de transportes alternativos

Governo Municipal recebe representantes dos condutores de vans e similares

Secretário de Mobilidade Urbana informou sobre as alternativas oferecidas pela Prefeitura para que proprietários desse tipo de veículos trabalhem de forma regularizada

Uma comissão de representantes* dos proprietários de veículos como vans e similares foi recebida na tarde desta sexta-feira, 25, pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann, a fim de tratar do interesse dos condutores em atuar legalmente no transporte de passageiros em Vitória da Conquista.

O secretário explicou aos motoristas que o sistema de transporte público regular do município, coordenado pela Prefeitura, é formado por três eixos: o transporte coletivo urbano, dividido em dois lotes e operado por empresas de ônibus; o rural, com veículos responsáveis por transportar moradores do interior do município; e o transporte público individual, composto pelo serviço de táxi – que, embora operado por empresas particulares, também é coordenado pela Administração Municipal. Qualquer iniciativa que não se inclua em algum desses três eixos, portanto, é considerada irregular.

Luis Alberto Sellmann

No entanto, Sellmann deixou claro que a Prefeitura oferece alternativas para o cidadão que seja proprietário de vans ou similares e tenha interesse em trabalhar no transporte público de forma regularizada. Ele pode atuar no transporte escolar, rural e urbano, que inclui estudantes e professores da rede municipal de ensino, e no transporte de equipes do Programa de Saúde da Família que atuam na zona rural. “Existem esses caminhos, essas formas de trabalho legalizadas e organizadas. Há alternativas para os condutores, isso foi dito com muita clareza”, afirmou Sellmann, após a reunião.

Editais – Caso se interesse por atuar nessa área, o cidadão deve ficar atento aos editais de licitação abertos pela Prefeitura, com o objetivo de selecionar veículos para trabalhar a serviço das secretarias municipais de Educação e de Saúde. Para participar e concorrer, é necessário que o motorista obedeça a alguns critérios, entre eles possuir a carteira de habilitação na categoria “D” e comprovações que atestem sua participação em cursos específicos para condutores que atuam no transporte de pessoas. Além disso, é obrigatório que seu veículo, além de ser novo ou seminovo, ofereça totais condições de segurança, conforto e higiene. Tais exigências são aferidas pela Prefeitura em pelo menos duas vistorias por ano.

Contato – Para obter maiores informações sobre os processos de licitação de transporte que serão abertos pela Administração Municipal, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (77) 3424-8955, mais especificamente na Coordenação de Transporte Público (77) 3424-8991.

*A comissão de representantes foi formada por Erotildes Pereira de Oliveira, Alan Deivid Queiroz de Matos e Vanderlei Alves de Brito.