Herzem Gusmão é o novo prefeito de Vitória da Conquista
Foto blog do Anderson
Herzem e Irma quebram hegemonia de 20 do Partido dos Trabalhadores na cidade
Juntamente com outras 56 cidades brasileiras, os conquistenses foram às urnas neste domingo, 30 de outubro, para escolher o prefeito que vai governar a cidade nos próximos quatro anos. Com apenas um registro policial e 15 urnas apresentando algum defeito, 166.223 eleitores compareceram nas urnas que elegeram Herzem Gusmão e Irma Lemos, Prefeito e Vice-Prefeito de Vitória da Conquista. É a terceira vez que Herzem Gusmão, do PMDB, disputa a prefeitura levando o pleito ao segundo turno.
Ele recebeu 95.710 mil votos contra 70513 de Zé Raimundo do Partido dos Trabalhadores. Herzem e Irma quebram a hegemonia da administração do PT que comanda a cidade nos últimos vinte anos, tendo implantado no município o único modelo administrativo legítimo da legenda. Vitória da Conquista é considerada referência para o partido. Todos os programas e politicas sociais dos governos federal e estadual estão sendo desenvolvidos no município, tanto na zona urbana como na rural.
Herzem Gusmão nasceu em 2 de junho de 1948. Ele iniciou a carreira trabalhando numa rádio, aos 20 anos. É formado em Direito e pós-graduado em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Em 2014, foi eleito deputado estadual suplente. Um ano depois, assumiu o mandato onde ficou por 15 meses.
Já Irma Lemos, sua vice, está cumprindo seu terceiro mandato como vereadora. É bastante atuante tanto na Câmara quanto em suas atividades comerciais, à frente da tradicional Lojas Nacional.
PT perde as 7 disputas no 2º turno
Em cinco delas, a expectativa já não era boa. Em Recife, por exemplo, a única capital em jogo, João Paulo (PT) acabou com 38,70%. Geraldo Julio (PSB), reeleito, terminou com 61,30%. Não foi surpresa. A disputa foi ao segundo turno por muito pouco. Com isso, o partido ganhou apenas uma capital neste ano (Rio Branco, no 1º turno).
No ABC, as derrotas foram elásticas. Em Mauá, Donisete Braga (PT) ficou com 35,53% e, em Santo André, Carlos Grana (PT) acabou com 21,79%.
Em Vitória da Conquista (BA), Zé Raimundo (PT) também perdeu. O peemedebista Herzem Gusmão foi o escolhido pelos eleitores.
Em Juiz de Fora (MG), outra derrota petista para o PMDB. Margarida Salomão terminou com 42,13% dos votos. O vencedor foi Bruno Siqueira, que teve 57,87% no final.
Em Santa Maria (RS) e Anápolis (GO), as duas cidades onde os petistas haviam terminado o primeiro turno na frente, a derrota foi por pouco.
Em Santa Maria, a diferença foi de apenas 226 votos. Valdeci Oliveira (PT) saiu derrotado para Pozzobom (PSDB). Em Anápolis, João Gomes (PT) ficou com 48,77% dos votos válidos, contra 51,23% do eleito Roberto do Orion (PTB).