fbpx

Incra Itinerante está em Vitória da Conquista com serviços para famílias da reforma agrária 

Foto: Wenceslau Guimarães. Texto: Assessoria de Comunicação do Incra/Bahia

O Incra Itinerante está oferecendo um leque de serviços a 885 famílias beneficiárias da reforma agrária dos municípios de Vitória da Conquista e Barra do Choça. A ação segue até o dia 27 de outubro.  

O atendimento acontece na Associação Regional de Cooperação Agrícola (Arca), na Avenida Fernando Spinola, nº 64, Centro, em Vitória da Conquista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.  

Foto: Wenceslau Guimarães. Texto: Assessoria de Comunicação do Incra/Bahia

A iniciativa contempla famílias de 12 assentamentos de Vitória da Conquista, onde residem 802 famílias. Além das áreas de reforma agrária Cangussu e Pátria Livre, em Barra do Choça, com 83 famílias.  

Com a ação, o Incra está mais próximo dos trabalhadores rurais assentados, o que evita que eles arquem com os custos de deslocamento à sede da instituição, em Salvador, para solucionarem problemas.  

Serviços 

Os trabalhadores rurais poderão obter o desbloqueio de seu nome no Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra).

Quem está em situação irregular no lote, é possível ser regularizado, desde que atenda aos pré-requisitos exigidos pelas legislações. 

Além desses serviços, são emitidos os Contratos de Concessão de Uso (CCUs), que garante o vínculo no lote e antecede a titulação.

Outro documento disponibilizado é a Certidão do Beneficiário. Ainda o assentado pode atualizar o seu cadastro junto ao Incra.  

Já os proprietários rurais, podem ter emitido o Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR), de imóveis rurais particulares. 

Vitória da Conquista 

O município possui 15 assentamentos com 1016 famílias beneficiárias. O atendimento do Incra Itinerante não inclui as famílias das áreas de reforma agrária Amaralina e União/IBC, pois elas estão em processo de titulação definitiva e o atendimento é realizado por uma equipe específica.  

Ainda há o Etelvino Campos em que as famílias devem ser atendidas em outra oportunidade, visto que se trata de assentamento criado pelo Governo do Estado.