Inscrições abertas para o IX Encontro de Economia Baiana
O IX Encontro de Economia Baiana (EEB), que traz como tema “Dinamismo e a Integração Econômica da região Nordeste no Brasil”, continua com as inscrições abertas até o dia 18 de setembro. A proposta do evento, realizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), em parceria com o curso de Mestrado em Economia da Universidade Federal da Bahia (Mesteco) e com a Desenbahia é fortalecer o pensamento e as ações relacionadas com a economia baiana e regional.
Segundo Edgar Porto, Diretor de Estudos da SEI, o Encontro de Economia Baiana “aborda temas variados, sob diferentes óticas de análise e isso é profundamente enriquecedor para auxiliar nas políticas públicas e se obter conhecimento sobre a realidade do estado”. Porto irá compor a mesa redonda cujo tema será “Integração e Desenvolvimento da Bahia”, que também contará com a presença de Oswaldo Guerra, doutor em Ciência Econômica pela Unicamp. “Este tipo de debate demonstra um importante avanço, pois passa a se reconhecer o reflexo do desenvolvimento mundial sobre outras partes do mundo e deve se ter em conta também à relação da Bahia com outras regiões do mundo, assim como sua integração com outras regiões do Nordeste”, ressalta Porto.
Além da mesa redonda, já está confirmada a participação de Carlos Brandão, professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Livre Docente e Professor Titular pelo Instituto de Economia da Unicamp, na palestra de abertura, que terá como tema as perspectivas e possibilidades de se alcançar um novo patamar de desenvolvimento para o Nordeste, com maior crescimento econômico e melhoria na geração de emprego e renda para os diferentes estados. O evento também terá como palestrante Fernando Nogueira Costa, doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que discutirá o tema “Social-Desenvolvimento e Capitalismo de Estado Neocorporativista”.
As edições do EEB costumam reunir cerca de 800 participantes, entre estudantes, pesquisadores, gestores públicos e demais interessados, além da apresentação de artigos inscritos e palestras com especialistas renomados. Para realizar a inscrição e obter maiores informações sobre o evento, basta acessar o site do encontro: www.eeb.ufba.br.