Itaberaba reúne talentos na Engenharia, Agronomia e Geociências

Santa Casa de Misericórdia de Oliveira dos Campinhos – Instituto De Saúde Nossa Senhora Da Vitória – INSV . Foto Sesab. Texto Camila Fiuza – Apex Comunicação.

Crea-BA celebra a cidade por seus 148 anos

No coração da Bahia, onde o verde da Chapada Diamantina encontra o sertão, está Itaberaba que, no dia 26 de março, completa 148 anos de existência.

Para celebrar a data, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) reafirma a importância dos profissionais que, com suas habilidades, constroem o futuro da região.

Os 130 profissionais de engenharia, agronomia e geociências da região registrados no Crea-BA são os protagonistas desta narrativa.

Jayme Calmon, Engenheiro Eletricista é filho de Itaberaba. Foto divulgação.

Jayme Calmon, engenheiro eletricista e de segurança do trabalho, é um filho de Itaberaba que carrega no currículo a expertise de quem já projetou desde sistemas de baixa tensão até subestações elétricas.

Registrado no Crea-BA desde o final de 2008, logo mergulhou no mundo dos projetos elétricos, redes de dados e proteção contra descargas atmosféricas.

Em 2012, decidiu se especializar em segurança do trabalho, uma área que o habilitou a salvar vidas, dimensionando sistemas de prevenção e combate a incêndios.

“Desde 2011, tenho minha empresa de projetos. Já atuei como professor em escola técnica, perito judicial e, hoje, trabalho em parceria com arquitetos e engenheiros civis, além de atuar na área de energia solar.”

Durante seis anos, ele também dedicou seu tempo à segurança em empresas que prestam serviços para a Coelba, garantindo que a energia chegasse com segurança aos lares baianos. 

Além de profissional competente, Jayme é um exemplo das ações e atendimento do Crea-BA na região. “Depois da gestão do atual presidente, muita coisa melhorou.

Houve agilidade nos atendimentos e resolução dos problemas. Nos processos que solicitei, fui prontamente atendido”, conta o profissional.

Itaberaba não é apenas uma cidade que cresce; é uma cidade que se transforma. E, nessa transformação, os profissionais como Jayme Calmon são peças fundamentais.

Eles são os responsáveis por levar energia às casas, por garantir a segurança dos trabalhadores, por inovar com projetos de energia solar e por educar as novas gerações. 

Neste aniversário de 148 anos, Itaberaba não celebra apenas o passar do tempo, mas o fruto do trabalho de seus filhos.

E, enquanto o sol brilha sobre a Chapada Diamantina, iluminando os campos e as ruas da cidade, é impossível não pensar que, graças a profissionais como Jayme, o futuro de Itaberaba será tão radiante quanto o seu presente.

O impacto do Crea-BA na cidade

O Crea-BA tem sido fundamental para garantir a qualidade e a segurança das obras e serviços de engenharia na região.

Além disso, o Conselho fomenta o desenvolvimento profissional dos engenheiros, agrônomos e técnicos locais, contribuindo para o crescimento sustentável da cidade.

Itaberaba é um exemplo de como o desenvolvimento regional pode ser impulsionado pela atuação de profissionais capacitados e pelo apoio de instituições como o Crea-BA.

Parabéns à cidade pelos seus 148 anos e que continue a crescer e prosperar, contribuindo para o progresso da Bahia.


Jayme Calmon é Engenheiro registrado no Crea-BA e atua em Itaberaba
Divulgação