Rede Bahia e Ivete na campanha de combate à violência sexual
Campanha de combate à violência sexual contra
crianças e adolescentes será lançada quinta-feira, 6
Será lançada na próxima quinta-feira, 6, às 15h, no gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça na sede do Ministério Público estadual, no CAB, a 7ª edição da “Campanha de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”. A Rede Bahia acaba de assinar contrato de parceria com o Ministério Público participando da campanha em todos os seus canais de mídia.
Realizada pelo Ministério Público, com apoio financeiro do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, a campanha tem o objetivo, desde sua criação em 2005, de conclamar a população baiana a denunciar os casos de abuso e exploração sexuais por meio do Disque 100. Trata-se de um canal de denúncias disponibilizado pela Secretaria Nacional Especial de Direitos Humanos.
Em nove anos, o volume de casos denunciados em todo o Estado saltou de 225, em 2005, para 3.443, considerando todo o ano de 2013, mais janeiro de 2014. Neste ano, a campanha terá novamente a cantora Ivete Sangalo como protagonista, e as peças publicitárias serão intensificadas nas proximidades do Carnaval e da Copa do Mundo.
A cantora Ivete Sangalo vai protagonizar a nova campanha do Ministério Público da Bahia (MP-BA) de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. A musa do axé já é parceira do projeto há alguns anos e continuará apoiando a causa em 2014 sem cobrar cachê.
Com o apoio do Ministério do Turismo, a campanha tem o objetivo de convocar a população baiana para denunciar os casos de violência que tem conhecimento, o que será especialmente intensificado antes e durante as festividades do Carnaval e da Copa do Mundo.
Neste ano já foram contabilizadas 4.480 denúncias do estado pelo Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos, colocando a Bahia em primeiro lugar no ranking nacional de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. O número é cerca de vinte vezes maior do que o registrado em 2005, ano em que o Ministério Público iniciou as ações de conscientização sobre o problema.
O Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração contra Crianças e Adolescentes – Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados.
ENGAJAMENTO – Em 2012, a cantora baiana foi a protagonista de outra campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes produzida pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) em parceria com a TV Globo.
Este ano, Ivete foi escolhida pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) para representar a luta contra o tráfico de pessoas no Brasil. Indicada pelo Ministério da Justiça, a baiana foi nomeada Embaixadora Nacional da Boa Vontade para Prevenção e Combate ao Tráfico de Pessoas.
Combate à violência sexual infanto-juvenil será reforçado com parceria entre o MP e a Rede Bahia
O procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva e o presidente da Rede Bahia, Antônio Carlos Magalhães Júnior, firmaram hoje, dia 05, uma parceria para divulgação da nova ‘Campanha de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes’, promovida pelo Ministério Público do Estado da Bahia e protagonizada pela cantora Ivete Sangalo. A parceria envolve a divulgação das peças publicitárias e de conteúdos jornalísticos sobre o tema no jornal Correio, na TV Bahia, nas rádios Globo FM, CBN e Bahia FM, e nos portais iBahia e G1. A divulgação será feita até o mês de março, intensificando-se no período do Carnaval. A nova campanha será lançada nesta sexta, dia 6, às 15h, na sede do MP, no CAB.
“Usaremos nossa força de mídia para colaborar com o Ministério Público na divulgação desta campanha, que é de fundamental importância para a proteção das crianças e adolescentes do nosso estado”, afirmou Antônio Carlos Magalhães Júnior. O chefe do Ministério Público destacou a importância da parceria. “Estaremos nos valendo da força dos veículos de comunicação e da imagem da cantora Ivete Sangalo para dar mais capilaridade e difusão à mensagem da campanha”, afirmou Wellington César, lembrando que a Bahia ocupa o 3º lugar no ranking de denúncias de violações aos direitos das crianças e adolescentes recebidas pelo ‘Disque 100’ e que, de 2005 a 2014, o número de denúncias de violência sexual no estado aumentou de 225 para 3.443. O diretor executivo da Rede Bahia, João Gomes, também participou do ato de assinatura do acordo de parceria.