fbpx

Jogos Estudantis movimentam a Rede Municipal de Ensino com as competições das artes marciais

Rebeca Café Primeiro lugar – Foto acervo pessoal.

Nesta sexta-feira (17) foi realizada a etapa de artes marciais, judô e jiu-jitsu dos Jogos Estudantis promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). Rebeca Café de apenas 12 anos, mais uma vez sobe ao lugar mais alto do pódium se destacando em primeiro lugar em sua categoria de jiu-jitsu, representando sua Escola Municipal Alaor Coutinho.
Rebeca treina desde os 6 anos de idade na associação “Lutando pela Fé” em seu bairro Parque Comveima 1. Além dessa medalha de primeiro lugar, a atleta coleciona outras duas, do Campeonato Bahiano e Champions Clash também em primeiro lugar em sua categoria.
Para Rebeca, a maior vitória é o incentivo dos pais, Tiago e Patrícia Café, e dos seus Mestres, Ney Brutus e Jackson Rocam no esporte que ama, pois é fundamental no seu crescimento como atleta e pessoal.

As competições ocorreram na quadra poliesportiva da Escola Municipal Lycia Pedral, no bairro Panorama. Cerca de 170 alunos, representando 17 escolas participaram nas categorias masculino e feminino, que foram divididas por faixa e peso.

Martha, Ronílson e Miquéias. Texto e imagens: Secom PMVC.

Para o Coordenador Pedagógico da Smed, Ronílson Ferreira, as competições de hoje coroam com êxito as ações que a secretaria vem realizando, sobretudo nos jogos em todas as suas modalidades. “O ato de brincar para as crianças, assim como os jogos, são essenciais para que tenham um desenvolvimento tanto cognitivo quanto de saúde mesmo”, explicou.

Ronilson recordou que os jogos foram implementados ano passado, envolvendo toda a rede. “Estamos na sua segunda edição. É um sucesso absoluto e hoje aqui com as artes marciais. Temos aqui uma competição saudável. O objetivo dos jogos é educar estas crianças para boa convivência, relação interpessoal e também contribuir nas questões socioemocional e pedagógica”.

Equipe organizadora e de apoio

“Além da parceria da Smed com os Irmãos Nogueira, foi realizada uma busca em todas as escolas daqueles alunos que participam de projetos ligados às artes marciais nas escolas ou fora delas, alunos que já tem vivência nesta modalidade para que pudessem estar participando aqui deste festival hoje. Todos ganharão uma medalha. É mais uma modalidade implementada nos jogos estudantis que começou ano passado e agora ampliando com novas modalidades”, explicou coordenador de Educação Física da Smed, Miquéias Pereira.

Nicole e Johnatan

A aluna do oitavo ano da Escola Municipal Cláudio Manoel da Costa, Nicole Marinho, 13 anos, que competiu no judô, categoria sub 15, considerou válida as artes marciais nos jogos. “Nos dá emoção, motivação. Cada luta que subo no tatame, entro com propósito de ganhar, sempre de cabeça erguida, nunca abaixar. A arte marcial me ajuda bastante no desenvolvimento, na disciplina, educação”, disse.

Johnatan Moraes, 13 anos, aluno do sétimo ano da Escola Municipal Cláudio Manoel da Costa, participou desse evento competindo por meio do judô e se mostrou feliz na competição. “Está me motivando muito. Independente de ganhar ou perder, importante é todos estarmos motivados”. Ele tem o desejo de seguir carreira na luta. “As artes marciais me motivaram a ter disciplina”.