Justiça Eleitoral anuncia prazo final para 04 de maio
Na Bahia, mais de 74 mil pessoas foram atendidas em quatro dias; eleitor deve consultar situação antes de procurar TRE-BA
Devem se ater ao prazo de 4 de maio, data limite para o eleitor solicitar os serviços da Justiça Eleitoral, aqueles que necessitem prioritariamente solicitar a emissão, a regularização ou a transferência eleitoral
Desde a segunda-feira (25/4), quando se intensificou a ida de eleitores à Justiça Eleitoral, até a esta quinta (28/4), um total de 74.061 pessoas procurou os cartórios e postos de atendimento da Justiça Eleitoral nos SACs em todo o estado. A alta procura se dá por conta da proximidade do fechamento do cadastro eleitoral, em 4 de maio, prazo para a solicitação dos serviços pelo eleitor.
Por conta da alta procura, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) orienta que eleitores devem consultar a situação eleitoral no site da instituição antes de procurar o atendimento. A recomendação é para que aqueles que estejam em situação regular evitem enfrentar as longas filas. A informação pode ser visualizada no menu “Eleitor”, opção “Situação eleitoral”, onde a consulta pode ser feita informando-se o nome da mãe ou o número do título.
Por conta da alta procura, o TRE-BA orienta que deve se ater ao prazo aqueles que necessitam prioritariamente solicitar a emissão da primeira via do título, fazer a regularização eleitoral ou a transferência de município.
Na maioria dos municípios baianos, o recadastramento biométrico não será obrigatório para as eleições deste ano e, portanto, a população deve evitar procurar o atendimento eleitoral apenas para a realização deste procedimento.
Seções especiais
O TRE-BA informa, ainda, que eleitores com deficiência têm também o prazo de 4 de maio para solicitar transferência e votar nas seções especiais. O fechamento do cadastro é nacional, sendo a data limite para a regularização do eleitor que deverá comparecer às urnas no próximo dia 2 de outubro.
Documentos necessários
Para solicitar os serviços eleitorais, os cidadãos precisam se dirigir aos postos de atendimento munidos de documento oficial com foto e comprovante de residência recente. No caso do primeiro título para as pessoas do sexo masculino entre 18 e 45 anos, o comprovante de quitação militar é também obrigatório.
Após 4 de maio, e até 10 dias antes das eleições, os únicos serviços que poderão ser solicitados pelo eleitor é a emissão da segunda via do título eleitoral e a certidão de quitação eleitoral.