Lula, Wagner e Neto: inauguração da Itaipava em Alagoinhas
De acordo com o Grupo Petrópolis, o investimento inicial foi de R$ 600 milhões para uma capacidade de produção de seis milhões de hectolitros por ano e, nos próximos cinco anos, o valor investido pode chegar a mais de R$ 1 bilhão.
“Sorria, você está na Bahia!”, foi a frase de boas vindas do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva na inauguração da fábrica da Cervejaria Itaipava na cidade de Alagoinhas, no interior do Estado, na tarde desta sexta-feira, 22. O empreendimento pertence ao Grupo Petrópolis e deve gerar 4 mil empregos diretos e indiretos.
Também estiveram presentes na inauguração, o governador da Bahia, Jaques Wagner; o presidente do Grupo Petrópolis, Walter Farias; o prefeito de Alagoinhas, Paulo Cezar Simões; entre outras autoridades. O deputado estadual Zé Neto, líder do governo na Assembleia Legislativa, também marcou presença e pode conferir de perto as instalações.
Lula destacou o desenvolvimento e a geração de emprego como pontos principais da instalação da fábrica na cidade, além de ressaltar a diminuição das desigualdades com as políticas sociais instauradas desde o início do seu governo, em 2003. O ex-presidente salientou a capacidade do trabalho do nordestino, e a força dos baianos. “Nas minhas andanças pelo país, muito antes de ter sido eleito presidente da República, eu aprendi que o povo da Bahia é sábio é trabalhador, trabalha muito tem muita competência e tem uma vantagem sob os demais brasileiros, é que o povo baiano não abre mão de ser um povo alegre e feliz”, disse.
O governador Wagner também ressaltou a capacidade dos trabalhadores baianos e mostrou, em números, o reflexo desse empenho no crescimento da Bahia. “O crescimento inicial da Bahia no mês passado foi 10 vezes maior que a média brasileira e o crescimento industrial baiano, de julho/2003 pra junho/2012 foi 30 vezes mais que a média nacional. Tivemos 0,2 na média nacional enquanto 5,9 na nossa média”.
Na oportunidade, Wagner desejou sucesso ao Grupo Petrópolis e vida longa a fabrica. “O que for bom pra vocês (Grupo Petrópolis) e o que for bom pro povo baiano, é bom pro governador da Bahia”, completou.
Zé Neto enfatizou o alinhamento da política do governador Wagner com a política feita por Lula, de 2003-2010, e destacou a implantação da fábrica como pontapé para mais investimentos na região. “A Itaipava é um marco importante na política de desenvolver o interior da Bahia, a política claramente definida pelo governador Wagner no mesmo tom do que foi construído pelo presidente Lula, que com políticas sociais e investimento em infraestrutura, mostrou o quanto o Brasil é possível, o quanto o interior é possível, o quanto o Nordeste é possível. Alagoinhas nesse momento recebe um equipamento que, de cara, vai gerar 4 mil empregos diretos e indiretos e vai dar uma outra motivação tanto do ponto de vista econômico quanto do ponto de vista da atratividade de outros empreendimentos para o interior do Estado”, disse.
O deputado estadual comemorou a vinda de Lula e os ensinamentos deixados por ele. “Fica nossa alegria de compartilhar esse momento com todos os baianos e especialmente de poder receber, mais uma vez, o Mago do Bem, nosso presidente Lula, que consegue contagiar à todos falando aos brasileiros com simplicidade de um sertanejo e com a sabedoria e grandeza de um estadista. Um dia glorioso para o nosso Estado!”, comemorou.