Mais de 20 mil pessoas são prejudicadas pelo furto de cabos de energia na Bahia
Neoenergia Coelba adota medidas para coibir novas ações
Distribuidora registrou 1.064 ocorrências de janeiro a outubro de 2023. Empresa vem adotando medidas para coibir a prática ilegal, com ações em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública e outros órgãos
Na madrugada desta quarta-feira (29/11), câmeras de segurança flagram um indivíduo roubando cabos de telefonia e internet na região da Saúde, em Salvador.
O caso de hoje não prejudicou o fornecimento de energia, porém em outras situações a prática ocasionou interrupções na Bahia.
Em 2023, a Neoenergia Coelba já registrou 1.064 ocorrências provocadas pelo furto de fios ou equipamentos da rede elétrica no estado.
A ação afetou mais de 22 mil consumidores, que tiveram o fornecimento de energia suspenso por determinado momento até a conclusão da recomposição da fiação por parte da distribuidora.
Para reparar os danos provocados pela prática ilegal, cerca de 3.500 profissionais da distribuidora precisaram atuar nas ocorrências.
Estes técnicos e eletricistas poderiam estar realizando ações de reforço da rede elétrica ou atendendo outras demandas, porém precisam se deslocar para resolver a situação.
Ou seja, além dos clientes afetados diretamente pelo furto de cabos, outros milhares de consumidores são prejudicados indiretamente.
Os indivíduos furtam, também, equipamentos que compõem a rede elétrica, prejudicando tecnologias que são implantadas no sistema de distribuição de energia. “O furto de determinados equipamentos instalados na rede elétrica impossibilita a normalização remota de uma ocorrência. Isto é: um restabelecimento de energia que aconteceria em segundos pode levar horas. Com isso, residências, hospitais, comércios e outros segmentos da sociedade são impactados pelo ato ilegal”, destacou a gerente de Desempenho da Neoenergia Coelba, Narah Rank.
Para tentar inibir a prática, a distribuidora vem instalando inibidores de acesso, que é um material metálico visando impedir que pessoas não autorizadas acessem a rede elétrica.
Adicionalmente, Neoenergia Coelba vem mapeando e compartilhando com as autoridades os lugares com reincidência da prática e está substituindo as caixas da rede subterrânea por materiais chumbados com solda e concreto, o que dificulta a conclusão da ação.
Além destas ações, a Neoenergia Coelba possui uma parceria constante com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia visando combater o furto de cabos e equipamentos da rede elétrica. A distribuidora participa da Operação Metallis, iniciativa de um Grupo de Trabalho criado pela SSP-BA com a colaboração de outras instituições, para inibir a prática no estado.
Em Novembro de 2023 foi realizado a 6º Operação Metallis e com resultados significativos totalizando 6 toneladas de fios de cobre, 537 equipamentos recuperados, pontos de sucatas foram interditados por receptação e 12 pessoas presas por receptação e/ou furto qualificado.
Riscos para a população
Além de ilegal, o furto de cabos é realizado por pessoas não capacitadas e autorizadas, podendo ocasionar um acidente grave – e até fatal, com quem pratica o ato e com as pessoas ao redor. Existe, também, os prejuízos à iluminação pública. Com as ruas sem iluminação, há o aumento da sensação de insegurança.
Também são registrados furtos de cabos da rede subterrânea. Esta prática vandaliza as caixas, muitas vezes deixando-as abertas, podendo gerar um acidente com quem está passando pela via.
Canal de Denuncia
As denúncias de furto ou vandalismo na Rede Elétrica e Telecom podem ser feitas através do Disque Denúncia Bahia através 181, ou através do WhatsApp da Guarda Civil Municipal (GCM), no (71) 99623-4955.
Sobre a Neoenergia Coelba – A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).