fbpx

Mais de 40% dos baianos acima de 25 anos não concluíram a educação básica: EJA do SESI pode ser solução

Foto: Wilson Sabadin/Coperphoto/Texto: Ascom/Sistema FIEB.

A baixa escolaridade vivida por mais de quatro milhões de jovens e adultos na Bahia prejudica o crescimento pessoal e profissional.

Mais de 40% dos baianos que têm 25 anos ou mais não possuem o ensino básico no estado, de acordo com a PNAD 2023 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para diminuir este índice negativo na educação, o Serviço Social da Indústria (SESI) da Bahia oferece gratuitamente milhares de vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

São quatro milhões de baianos que podem se beneficiar do programa, aplicado nos municípios de Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Vitória da Conquista, Jequié, Ilhéus e Teixeira de Freitas.

Além da EJA tradicional, o SESI também oferece uma modalidade profissionalizante, por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Podem participar do programa aqueles que têm 18 anos ou mais e não concluíram o Ensino Fundamental, que vai do 6º ao 9º ano, e o Ensino Médio, da 1ª a 3ª série.

A qualificação profissional está disponível apenas para esse segundo grupo, que pode optar pelos cursos de almoxarife, confeiteiro, eletricista de instalações prediais, manutenção de tablets e smartphones, assistente de produção, auxiliar de laboratório químico, mecânico de máquinas agrícolas, operador polivalente de calçados e auxiliar de eletrônica.

Para se candidatar à uma das vagas, os interessados devem se inscrever pelo site www.sesibahia.com.br ou nas unidades do SESI Bahia em todo o estado.

É necessário apresentar uma foto 3×4 atualizada, RG e CPF, comprovante de residência atualizado com CEP válido e, para candidatos originários de escola particular, uma declaração de baixa renda (veja modelo de declaração aqui).

Além destes documentos, é necessário apresentar histórico escolar original ou atestado de escolaridade. Os candidatos também podem utilizar as certificações parciais do ENEM (até 2016) ou do ENCCEJA (a partir de 2017).

DIFERENCIAIS DA EJA SESI

Um dos principais diferenciais da EJA SESI é a adoção da Metodologia de Reconhecimento de Saberes (MRS), que identifica e valoriza os conhecimentos e experiências adquiridas, possibilitando a redução do tempo de conclusão do curso.

O SESI adota material didático exclusivo e de alta qualidade, adaptado à realidade dos estudantes, e oferece acompanhamento pedagógico presencial e on-line individualizado, prestado por professores experientes.

O aluno também tem acesso à uma plataforma de ensino on-line dotada de ferramentas e recursos para auxiliar nos estudos.

A EJA SESI tem 80% da carga horária ministrada a distância e 20% presencial, com encontros realizados duas vezes por semana.

As aulas do SENAI são realizadas em laboratórios modernos, equipados para as aulas práticas da qualificação profissional.

O SESI Bahia também oferece aos seus alunos um Programa de Saúde Bucal e, para os estudantes da EJA Profissionalizante das cidades de Ilhéus, Camaçari, Salvador e Luís Eduardo Magalhães, auxílio transporte no valor de R$150 (cento e cinquenta reais). Como benefícios complementares, a elevação de escolaridade proporciona melhores oportunidades de emprego, além de crescimento pessoal e profissional.

CRESOL