Mais empresas aderem ao estágio
Balanço do CIEE aponta crescimento de empresas que abrem oportunidades de estágio no País. No ano passado, 31.488 empresas contrataram estagiários para integrar seus quadros, o que representa um crescimento de 4,88% em relação a 2012, quando 30.022 empresas abriram vagas.
“Isso demonstra que cada vez mais corporações têm despertado para a importância do estágio e descoberto nele uma excelente ferramenta para garimpar e formar novos talentos”, explica Luiz Gonzaga Bertelli, presidente executivo do CIEE.
Além disso, o estágio colabora de várias maneiras com os estudantes: oferece bolsa-auxílio, que em muitos casos é o fator responsável para manter os jovens na escola e, em outros, contribui para aumentar a renda familiar. Essa modalidade de treinamento é o primeiro contato com o mercado de trabalho, com contratação que não implica em recolhimento de encargos trabalhistas e previdenciários para a empresa. Em mais de 60% dos casos, os estudantes são efetivados ao final do programa.
De acordo com Bertelli, programas sociais como o estágio que, em vez de darem o peixe, ensinam a pescar, colaboram para o êxito de políticas públicas, voltadas a parcelas da população que vivem em situação de vulnerabilidade social. “Isso mostra a relevância do crescimento da adesão das empresas”, pontua.
Sobre o CIEE
Desde sua fundação, há 50 anos, o CIEE já encaminhou 13 milhões de estudantes para estágio e aprendizagem em 250 mil empresas e órgãos públicos parceiros. Para se ter ideia, o contingente de estagiários é maior do que a população da cidade de São Paulo. A marca confirma o crescente reconhecimento da eficácia do estágio e da aprendizagem em duas importantes frentes: como capacitação prática dos jovens para o mercado de trabalho e como fonte de recrutamento de novos talentos. O CIEE também desenvolve uma série de ações de assistência social, com total gratuidade aos beneficiados e destinadas, em especial, a segmentos em situação de vulnerabilidade social como: Programa de Educação à Distância, Inclusão de Pessoas com Deficiência, Alfabetização para Adultos, Desenvolvimento Estudantil e Profissional, Orientação e Informação Profissional, Orientação Jurídica Gratuita à População Carente (Projur), Cursos Gratuitos de Informática, além de Ciclos de Palestras, Concursos Literários – que estimulam a escrita e a leitura -, Feira do Estudante – Expo CIEE, entre outros.