Matrículas de alunos da rede municipal começam nesta terça-feira, de modo totalmente on-line
Nesta terça-feira (16), a Secretaria Municipal de Educação (Smed), inicia o processo de matrícula para alunos egressos da rede municipal de ensino, ou seja, aqueles que vão mudar de uma escola municipal para a outra.
O período para matrícula nas unidades educacionais é até o dia 26 de janeiro.
Já para os novos alunos, o período será de 6 a 9 de fevereiro. A grande novidade desta vez é que o processo será realizado 100% on-line.
O principal objetivo é promover mais comodidade, conforto e agilidade para os pais e responsáveis legais de alunos, assim como para as unidades escolares.
A renovação da continuidade dos alunos que vão permanecer na mesma escola da rede municipal aconteceu de 4 a 22 de dezembro e contou com a rematrícula de mais de 24.568 alunos para o ano letivo de 2024.
Vale lembrar que, a matrícula será realizada em duas etapas: o agendamento on-line e a confirmação presencialmente.
Por isso, para poder matricular um aluno egresso da rede municipal, os pais ou responsáveis legais precisam solicitar junto à escola o documento de transferência, que deve conter um código referente à transferência.
De acordo com a Portaria nº01/2024, publicada no Diário Oficial do Municipal no dia 4 de janeiro, essas matrículas não se aplicam às unidades conveniadas à Prefeitura, como a Creche Bela Vista, Creche Criança e Esperança, Creche Dinaelza Coqueiro, Creche Jesus de Nazaré, Creche Jurema, Creche Lar da Criança Meimei, Creche União e Força e Creche Vivendo e Aprendendo.
Passo a passo para agendamento on-line
Ao entrar na página da pré-matrícula, clique em “faça sua inscrição”, conforme indicado abaixo:
Posteriormente, digite o código que consta no documento de transferência do aluno e clique em “continuar”
O próximo passo é selecionar a instituição onde pretende matricular o aluno. Depois, aperte novamente em “continuar”
Ainda no formulário, selecione o turno de estudo e a modalidade de ensino do aluno
Feito isso, o sistema informa a data e o horário de entrega da documentação na escola. Com a matrícula concluída, basta imprimir ou salvar o comprovante
Com a pré-matrícula realizada, o próximo passo a ser seguido pelos pais ou responsáveis legais é o comparecimento na unidade escolar, na data previamente agendada, com a documentação exigida e para a assinatura do requerimento da matrícula.
Em caso de modalidade (ano/série) incorreta, a matrícula não será validada, cabendo a realização de outro agendamento na modalidade correta.
Além disso, se não houver o comparecimento na unidade escolar no período estabelecido para a confirmação da matrícula, a vaga será disponibilizada para outro aluno.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, caso os pais ou responsáveis não consigam fazer a matrícula on-line, eles podem se direcionar à escola pretendida para executar o processo. “Se houver alguma dificuldade na unidade escolar, ele pode se dirigir à Secretaria Municipal de Educação, ao Núcleo de Legalização, que será devidamente orientado para realizar a matrícula”, declarou.