Mercado de Artesanato e Complexo Cultural
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Empresa Municipal de Urbanização – EMURC, está investindo em obras de desenvolvimento urbano que beneficiarão toda a população. Na região do bairro Brasil, um investimento superior a R$ 6 milhões de recursos próprios do Município está sendo aplicado na edificação do Centro Audiovisual e do novo Mercado de Artesanato, que formam o Complexo Cultural Glauber Rocha, situados na área doada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DENIT.
O Mercado de Artesanato, que está em fase conclusiva da edificação da primeira etapa, será um importante equipamento para pequenos empreendedores, que poderão comercializar seus produtos com segurança e infraestrutura adequadas. O prédio assim que estiver concluído terá 240 boxes; área administrativa; dez sanitários – cinco femininos e cinco masculinos – além de duas praças culturais, com cantinas, onde os visitantes poderão encontrar alimentos típicos da região.
Já o Centro Audiovisual Glauber Rocha é um equipamento que representa um grande avanço para a educação e a cultura em Vitória da Conquista. Para a edificação do Centro, a Prefeitura está investindo mais de R$ 4 milhões. O espaço será equipado com salas de exposição e cinema, com planetário, além de estacionamento para bicicletas, motos, carros e ônibus, o que facilitará o acesso da população ao local.
Além disso, a Prefeitura está investindo na urbanização do terreno que sediará essas duas construções. No local, está sendo construída uma grande praça para a realização de eventos culturais, como o Natal da Cidade e o Forró Pé de Serra do Periperi, promovidos anualmente pela Administração Municipal, ou programações organizadas pela população. O local terá capacidade para receber mais de 15 mil pessoas.
A diretora presidente da Emurc, Mércia Andrade, explica que a urbanização do espaço prioriza o conforto dos cidadãos que o frequentarão. “Por isso um investimento tão grande no local. É importante destacar que esse é um espaço que vai beneficiar os moradores de todo o município, não apenas os do bairro Brasil. Vai atender a necessidade cultural da população”, comentou.
Área verde, estacionamento, sanitários, área para palco e camarim, ampla área com pavimentação em concreto, quiosques e guarita fazem parte do projeto, desenvolvido para ampliar o acesso da população à cultura.