fbpx

Micoses das unhas: Tratamento com laser

Tratamentos de micoses de unhas com laser

Muita gente reclama por não conseguir acabar com as micoses nos pés. Os medicamentos, além de caros, nem sempre dão os resultados esperados, afinal os fungos são geralmente fortes e se multiplicam com facilidade. Sobre este assunto sugerimos como fonte a enfermeira Podiatra Andréia Bertelli, da Estomacare, consultório de Enfermagem Especializada. Ela confirma que o tratamento a laser tem custo relativamente baixo e apresenta resultados surpreendentes.

O que é Onicomicose?

É uma doença causada por fungos que atacam a queratina da unha deixando-a frágil e propensa a deformações. A unha torna-se esteticamente feia e engrossada e como conseqüência temos uma queda na qualidade de vida e prejuízo estético que se refletem na auto-estima, vaidade e discriminação social.

Os problemas não param por ai; geralmente há um descolamento da unha, aparecem as feridas, o que facilita o início de infecções, principalmente em idosos e diabéticos. Em últimos casos, o dedo ou até mesmo o pé podem ser amputados.

Qual é o tratamento?

O tratamento da onicomicose é realizado geralmente com medicamentos tomados por via oral (comprimidos) e/ou aplicados por via tópica (esmaltes). Estes medicamentos além de  caros nem sempre dão o resultado esperado. Isto porque há a possibilidade de o fungo se tornar resistente ao medicamento, não tendo mais o efeito esperado. Além disso, os medicamentos orais são tóxicos ao fígado e podem apresentar alguns efeitos colaterais. Já os medicamentos tópicos precisam ser aplicados com a unha preparada, o que geralmente é difícil no ambiente domiciliar.

São por estes motivos que o tratamento da onicomicose com laser tem apresentado excelentes resultados. O laser tem propriedade fototóxica ao fungo quando associado ao uso de um corante azul específico.

 

Por que funciona o tratamento a laser?

Cientificamente, este tipo de tratamento chama-se fotodinâmica. Assim o fungo é destruído de maneira a não poder criar resistência ao laser.

Quais são os cuidados na hora de realizar um tratamento?

  • Verificar se o profissional é habilitado ao uso do laser
  • Avaliar a experiência clinica do profissional
  • Verificar se há segurança ao uso do laser no local com uso de óculos para o profissional e para o cliente.

Fontes:  

Andréia Bertelli (foto) é graduada pela Escola de Enfermagem da USP, Pós graduada em estomaterapia pela Universidade de Taubaté e em Podiatria Clinica pela UNIFESP – Universidade federal de São Paulo

Marta Lira é Graduada pela Universidade de Guarulhos, Pós graduada em Estomaterapia pela Universidade de Taubaté, Aperfeiçoamento em Reabilitação Pélvica pela PUC – Sorocaba e em Acupuntura pela Escola de terapia Orientais de São Paulo – ETOSP.

Contatos:  http://www.estomacare.com.br/ Telefax  (11)  3675-2297