Ministério da Cultura e Santander Brasil apresentam Festival Música em Trancoso
Evento conecta a OSBA – Orquestra Sinfônica da Bahia, à grandes artistas da música e movimenta a comunidade baiana por meio do incentivo à música clássica nacional
Entre os dias 4 (segunda-feira) e 9 (sábado) de março acontece o Festival Música em Trancoso, que chega a sua décima edição em 2024.
Criado para ser um instrumento de transformação cultural para a região, o projeto, idealizado por Reinold Geiger, visa incentivar a música brasileira.
Tendo como sede o Teatro L’Occitane, uma verdadeira obra de arte projetada especialmente para receber o evento, este ano, a celebração de sua décima edição contará com uma programação especial que enaltece a música popular brasileira.
O maestro Carlos Prazeres, que nessa edição além de reger a Osba, é também curador do festival, trouxe um repertório com grandes nomes da música brasileira como atrações dessa décima edição.
O festival promete trazer o que há de melhor para uma movimentação social e prestígio nacional da música erudita.
A programação durante os cinco dias reúne artistas de peso de diferentes âmbitos musicais.
No primeiro dia (04 de março) acontece um recital aberto ao público com Pablo Sàinz-Villegas, maior violonista da atualidade, durante o pôr do sol na Igreja do Quadrado, a partir das 18 horas.
No dia 05 de março, às 20 horas, acontece a primeira parte do concerto Porgy and Bess.
O espetáculo musical conta com os solistas: Marly Montoni (Soprano), Ednéia Oliveira (Contralto), Geilson Santos (tenor); Davi Marcondes (Barítono) e participação da cantora e compositora Luedji Luna com seu repertório.
Na quarta-feira (06 de março), a OSBA divide o palco com dois dos mais celebrados instrumentistas do mundo: Pablo Sàinz-Villegas no violão e Cristian Budu no piano, que também toca no quarto dia do festival com um recital.
As duas peças escolhidas para ambos são um excelente portal de entrada para a música clássica.
Além disso, em celebração do Dia Internacional da Mulher, o tradicional São João sinfônico da Orquestra Sinfônica da Bahia conta com a presença feminina de Mariana Aydar e Lívia Mattos com participação especial da cantora Elba Ramalho.
O encerramento do festival, no dia 09 de março, ficará por conta do espetáculo Beleza Pura – Caetano Sinfônico, uma homenagem especial ao Caetano Veloso codirigido por Carlos Prazeres e Moreno Veloso, com participações especiais de Mariene de Castro, Moreno Veloso, Lazzo Matumbi, Mãeana e o coletivo Outras Vozes.
Destaque no cenário da música clássica brasileira, a OSBA venceu o Prêmio ‘Profissionais da Música 2023’ na categoria ‘Orquestras Sinfônicas’, sendo este o reconhecimento de melhor orquestra do país nessa categoria.
Carlos Prazeres, um dos mais requisitados maestros brasileiros de sua geração, à frente do corpo de músicos desde 2011, e curador do festival Música em Trancoso, espera proporcionar grandes noites, repletas de música erudita e popular, enaltecendo artistas exponenciais do Brasil e da cena mundial.
Para incentivar a comunidade local, além dos espetáculos no Teatro L’Occitane, paralelamente, é desenvolvido ao longo do festival um programa de atividades que inclui masterclasses e oficinas de música para a comunidade local.
A proposta visa movimentar diretamente a comunidade local, gerando postos de trabalho e novas oportunidades aos moradores da região.
O Festival de Música em Trancoso segue a lei de incentivo à Cultura e é apresentado pelo Ministério da Cultura via patrocínio Santander Brasil.
Os ingressos estão disponíveis na plataforma do Sympla e contam com valores especiais para os moradores da região.
Sobre o Músical em Trancoso
O Festival Música em Trancoso foi criado para ser um instrumento de transformação cultural para a região. Promovido pelo Instituto Terravista, tem a missão de levar a música para a vida dos moradores de Trancoso e região.
O evento cumpre as premissas de que a arte enriquece a cultura, dá suporte e de que a educação é também uma oportunidade para descobrir novos talentos, transformando e realizando sonhos.
Santander e Cultura
O Santander Brasil acredita, investe e promove o acesso às mais distintas manifestações culturais e a democratização da cultura para a sociedade. Em 2023, o Banco entrou oficialmente no universo da música, patrocinando grandes shows internacionais como o de Alanis Morissette, o primeiro realizado neste território.
Além de patrocinar e promover parcerias com instituições e iniciativas culturais, como Museu do Amanhã (RJ), Festival de Música em Trancoso (BA) e a restauração do Mural Batalha dos Guararapes (PE) e do Museu do Ipiranga (SP), o Santander mantém seus próprios empreendimentos, como os Faróis Santander Porto Alegre e São Paulo, além do Teatro Santander e 033 Rooftop, na capital paulista.
Informações para imprensa
Bianca Sorrentino | Tainara Mistrello | Barbara Marques
Assessoria de imprensa Santander Brasil (Cultura e Patrocínios)
Marra Comunicação: Vinícius Oliveira | Priscila Previato | Paulo Marra