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Movimento pretende mudar imagem dos idosos

MOVIMENTO QUER MUDAR O SÍMBOLO QUE REPRESENTA PESSOAS COM MAIS DE 60 ANOS

Agência Garage e seus parceiros ItsNOON, Catarse, Enox e Update or Die convocam criativos e interessados para sugerirem uma nova representação do idoso

 A pergunta que aparece na imagem acima surgiu de um questionamento dos criativos da agência Garage IM ao saberem a previsão da ONU de que as pessoas com mais de 60 anos vão representar 32% da população mundial em 2050 e superar, pela primeira vez na história, o número de crianças. “É difícil acreditar que o símbolo que encontramos nos ônibus, metrôs e em vários lugares da cidade represente o papel que estas pessoas têm hoje na sociedade, o nível de contribuição que podem trazer”, diz Max Petrucci, presidente da agência. Se no mundo a população de mais de 60 só cresce, no Brasil não é diferente. Segundo o IBGE, entre 2000 e 2010, o número de idosos no Brasil aumentou 70%. “Essa figura de bengala definitivamente não é reflexo de uma população saudável, que está em pleno crescimento”, conclui Max.

A partir desse questionamento, a agência Garage buscou apoio da ItsNOON, Catarse, Enox e Update or Die para criar o movimento “A Nova Cara da 3ª Idade”, que parte de uma convocação à população para repensar a imagem do idoso e desenhar um novo símbolo que represente os maiores de 60 como eles realmente são.

O primeiro passo foi ao ar no dia 19/04 com uma chamada na rede ItsNOON convidando criativos (e qualquer um que queira se arriscar) a redesenhar o símbolo até dia 17/06. As dez melhores criações – três escolhidas por voto popular na rede e sete pela curadoria – serão premiadas com R$500,00. Sobre o apoio ao projeto, Reinaldo Pamponet, fundador da ItsNOON, explica: “Esse é um dos temas contemporâneos mais importantes para ser discutido. É preciso que as pessoas sejam provocadas a refletir e co-criar esse novo mundo.”

Em paralelo, o projeto busca apoio na plataforma de financiamento colaborativo Catarse para arrecadar R$ 8 mil reais, que serão utilizados na premiação das ideias selecionadas e na divulgação do movimento em 600 bares e restaurantes parceiros da Enox nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, Brasília e Salvador.

O movimento conta ainda com o apoio do Update or Die, uma comunidade frequentada e produzida por profissionais ligados a diversas áreas de criatividade. “Apoiar esse movimento tem sinergia com o conteúdo questionador do UoD. Acredito que, assim como nós, nossos colaboradores e leitores também não concordam com a atual representação do idoso. Estamos curiosos para acompanhar os resultados”, diz Gustavo Giglio, sócio-diretor do Update or Die.

“A Nova Cara da 3ª Idade” tem perfis no Facebook (http://facebook.com/Nova3idade), Twitter (http://twitter.com/nova3idade), Youtube (http://youtube.com/user/nova3idade) e Pinterest (http://pinterest.com/nova3idade) atualizados diariamente pela equipe da Garage IM com reportagens, entrevistas, vídeos e interações visando informar e fomentar o debate em torno do tema.

“Essas ações na internet e nos bares são o primeiro passo do movimento, que é o de provocar a sociedade para essa discussão. Vamos também buscar apoio de empresas e governo para viabilizar um processo mais amplo que resulte em uma nova percepção das pessoas com mais de 60 a partir do símbolo que as representa”, diz Max Petrucci.

Mais informações para a imprensa: 55 11 3069-9989 Fernanda Valéria fernanda.valeria@garage.im // Douglas Coelho douglas.coelho@garage.im // Priscila Cotta

priscila.cotta@garage.im