fbpx

Nesta quinta-feira, 21, tem inicio o “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”

21 dias de ativismo. Texto e imagem Secom PMV

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, inicia nesta quinta-feira (21), a Programação Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

Portanto, este ano a campanha, traz o tema “Por cada voz – Um compromisso com o fim da violência”.

Porém, o lançamento será no Planetário Professor Everardo Públio de Castro, no Centro Cultural Glauber Rocha.

Assim sendo, a campanha segue até 10 de dezembro, data em que é celebrado o Dia dos Direitos Humanos.

Nos dias seguintes, serão realizadas palestras, oficinas, rodas de conversa e bate-papos direcionados à população em geral, em vários locais diferentes.

Enfim, o objetivo é tratar de temas como violência de gênero, aplicação de medidas protetivas com base na Lei Maria da Penha.

Além da convocação dos homens para que contribuam no combate à violência contra as mulheres, empreendedorismo feminino, entre outros assuntos.

O encerramento da campanha será com a exibição do filme “Eu não sou um homem fácil”, na sede da SMPM (Rua São Geraldo, 650, Centro).

Ação global com iniciativas locais

A campanha 21 Dias de Ativismo é uma iniciativa de alcance global, cujo objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância de se combater a violência contra as mulheres.

Assim sendo, promove a igualdade de gênero.

Portanto, as atividades são planejadas para envolver diferentes segmentos da comunidade e oferecer apoio, educação e mobilização.

No Brasil, a campanha se inicia no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.

Segundo a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, as políticas públicas municipais cumprem um papel importante nessa empreitada.

“O município tem a capacidade de criar um ambiente que apoie e proteja as vítimas, colabore com os órgãos de segurança pública e articule ações com escolas e outras entidades.

Providencias que geram um impacto direto na segurança e no bem-estar das mulheres”, analisou Viviane.

A secretária acrescenta que tais iniciativas ajudam a modificar a cultura local. “É nas cidades que as políticas públicas se tornam acessíveis e próximas das pessoas.

Afinal, a SMPM vem promovendo ações de prevenção e enfrentamento da violência contra as mulheres, aproximando a sociedade dessa luta, que é de todos nós”, conclui a titular da SMPM.

Também fazem parte da programação da campanha os cursos profissionalizantes de manicure e pedicure, “Mãos e Fios”, e de pães especiais com massa salgada que já estão em andamento.