fbpx

Nesta segunda-feira, toma posse a primeira Secretária Municipal de Políticas para Mulheres de Vitória da Conquista

Advogada Drª. Viviane Ferreira. Texto e imagem: Secom PMVC.

A prefeita Sheila Lemos dará posse nesta segunda-feira (9), à primeira secretária municipal de Políticas para Mulheres. O nome escolhido para está a frente da secretaria, criada a menos de três meses, é a advogada Viviane Ferreira.

A posse será às 14h30, no foyer da Prefeitura da Zona Oeste (PZO). Inicialmente, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) deverá funcionar num espaço do Centro Cultural Glauber Rocha, até que fique pronta a sede definitiva, no novo equipamento a ser construído no terreno do antigo Clube Social.

A criação e o início dos trabalhos são um marco na busca por equidade de oportunidades entre mulheres e homens. Contudo, as políticas para as mulheres sempre fizeram parte da agenda prioritária do Governo para Pessoas, a exemplo da Coordenação de Políticas para as Mulheres, do Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos e da Sala da Mulher Empreendedora.

Histórico

A criação da Secretaria Municipal de Políticas Para Mulheres (SMPM) foi anunciada pela prefeita no dia 8 de março. Durante o evento em homenagem às mulheres no Centro Cultural Glauber Rocha, em 31 de março, o Projeto de Lei (PL) foi enviado à Câmara de Vereadores, e no dia 13 de julho, a lei foi sancionada. Em 28 de agosto, foi sancionada a Lei Municipal nº 2.783, que aprovou a destinação de um orçamento para a recém-criada secretaria – última etapa para a criação do novo setor na estrutura administrativa do Governo Municipal.

Perfil

Viviane Ferreira é graduada em Direito pela Faculdade Independente do Nordeste (Fainor). Especialista em Direito Administrativo. Advogada, ela atua na área de Direito da Família, do Consumidor e Previdenciário. Engajada nos movimentos políticos desde 1990, Viviane atuou como assessora parlamentar na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista por 15 anos; na Câmara dos Deputados, no período de 31/08/2006 a 26/10/2010, e na Assembleia Legislativa da Bahia, entre 01/09/2015 e 01/06/2016.