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Nova carteira de identidade nacional chega a mais 11 unidades do SAC no interior do Estado

Emissão da nova Carteira de Identidade. Texto e foto: Ascom Saeb.

Serviço iniciou nesta quinta-feira (31) e será 100% por agendamento, através da plataforma www.ba.gov.br

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) chega a mais 11 unidades do SAC no interior do Estado.

A ampliação seguiu para os Pontos SAC Araci, Crisópolis, Euclides da Cunha, Inhambupe, Ipirá, Jeremoabo e Olindina, que já estão atendendo.

Em Ribeira do Pombal, Rio Real e Tucano o serviço começou nesta sexta-feira (1º); e no dia 4 de novembro inicia em Cícero Dantas.

Agendamento prévio

O atendimento da CIN é realizado somente por agendamento prévio.

Porém, deve ser feito através do aplicativo ou portal ba.gov.br, ou pelo call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

É importante destacar que, para realizar a implantação da CIN, a emissão do antigo RG ficou suspensa nestes Pontos SAC de 28 a 30 de outubro.

Mas, o cidadão que já havia solicitado o documento pode ir buscá-lo na referida unidade, sem necessidade de agendamento.

Basta apresentar o protocolo em mãos.

Primeira via gratuita

Aliás, a primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação.

Porquanto, para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original esteja plastificada é preciso levar também uma cópia.

Portanto, vale destacar que a CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar.

Informações adicionais

Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.

Enfim, outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro.

Versão digital

A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão.

O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados.

Portanto, é importante ressaltar que os cidadãos não são obrigados a se dirigir imediatamente aos postos SAC para trocar de documento.

Modelo antigo

O padrão antigo, o RG, tem validade até o dia 28 de fevereiro de 2032.

Assim sendo, a CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.

Mas, o atendimento da CIN já acontece em todos os postos SAC da capital, Região Metropolitana de Salvador (RMS) e nos 21 do interior; além de 30 Pontos SAC.

Mais informações

Afinal, para outras informações, a Saeb disponibiliza o site oficial (https://www.ba.gov.br/administracao/) e o site do SAC (www.sac.ba.gov.br).

Porém, a implantação da CIN na Bahia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Portanto, responsável pelo Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb), através do SAC.