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Nova medida do MEC que pode proibir celulares em escolas é eficaz?

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Imagem Ilustrativa (Freepik)

Afinal, o que dizem os especialistas?

Para ver essa discussão na web acesse: https://groups.google.com/a/pressmf.global/d/msgid/tecnologia/CAFHzXGjA8O61zX0p8Mzw%2BBLR-d3wCR0b-N_JhREMw4SJcTeftA%40mail.gmail.com.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela. Foto Helder Couto //Por MF Press Global

As tecnologias surgiram com muita velocidade e fazem parte do nosso dia a dia, mas ninguém aprendeu a usá-las adequadamente, afirma o Pós PhD em neurociências Dr. Fabiano de Abreu Agrela

O Ministério da Educação (MEC) está finalizando os últimos detalhes para anunciar, em outubro, um projeto de lei que visa proibir o uso de celulares em escolas públicas e privadas no Brasil.

Segundo o MEC, essa iniciativa oferecerá segurança jurídica para estados e municípios que já estavam discutindo a proibição ainda sem data exata de divulgação. 

Unesco

Em julho, a Unesco publicou um relatório sugerindo que celulares sejam banidos das escolas.

Assim sendo, destacam que restrições semelhantes já existem em países como França, EUA, Finlândia, Itália, Espanha, Portugal, Holanda, Canadá, Suíça e México.

O que outros países já fazem sobre o assunto?

Na França, o uso de celulares é proibido nas escolas para alunos de até 15 anos desde 2018, embora alguns ainda resistam a entregar os aparelhos.

Na Holanda, desde 1º de janeiro, celulares e outros dispositivos eletrônicos estão banidos, exceto quando relacionados às aulas. 

Na China, desde 2021, os alunos não podem levar smartphones, e os pais devem solicitar permissão para isso.

Já a Finlândia também discute medidas contra celulares nas escolas, com várias cidades já implementando proibições e o governo preparando uma nova lei.

É preciso mais que apenas proibir, é preciso educar

De acordo com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, precursor em alertar sobre o tema em artigos, entrevistas e matérias desde 2018, apenas proibir o uso de celulares não é o suficiente, apesar de já ser um grande passo.

“O uso de dispositivos móveis na escola prejudica o aprendizado e contribui para aumentar casos de ansiedade, dificuldade de manter o foco e facilita o desenvolvimento de vícios.

Portanto, não basta apenas limitar a certos horários ou a certas idades, é preciso que seja uma proibição mais ampla”.

“Mas apenas proibir não é o mais importante, é fundamental incluir outras medidas, como educar os pais a como lidar com o uso de tecnologia pelos filhos.

Ademais de nada adianta proibir nas escolas e eles serem usados em todas as horas em que estão em casa, por exemplo”.

“Também seria muito bom incluir disciplinas ou conteúdos nas grades curriculares que ensinassem os alunos a usarem de forma controlada a tecnologia.

Porquanto, esses dispositivos estão presentes na maior parte do nosso dia a dia, mas nunca aprendemos sobre o uso responsável deles”, alerta Dr. Fabiano.

Sobre Dr. Fabiano de Abreu Agrela

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues MRSB é Pós PhD em Neurociências eleito membro da Sigma Xi, membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos , membro da Royal Society of Biology no Reino Unido e da APA – American Philosophical Association também nos Estados Unidos. Mestre em Psicologia, Licenciado em História e biólogo membro da Royal Society of Biology no Reino Unido; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society, Triple Nine Society, ISI-Society, Numerical e  HELLIQ Society High IQ. Autor de mais de 250 artigos científicos e 23 livros. Professor da PUCRS.