fbpx

Nove em cada dez estudantes confiam em seus professores. Para 87% são exemplos positivos

Nove em cada dez estudantes afirmam confiar em seus professores e 87% os enxergam como exemplos positivos. Essa constatação faz parte da pesquisa Educação na perspectiva dos estudantes e suas famílias, realizada pelo Datafolha a pedido do Itaú Social, Fundação Lemann e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

O estudo também mostra que os docentes têm boa proximidade com os estudantes, pois 81% dos alunos contam que não possuem problemas na relação com seus professores, enquanto que apenas 19% discordam dessa afirmação.

Os períodos de Alfabetização e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) têm maior facilidade no relacionamento (87% e 86%) em comparação com os Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, com 77% e 78%, respectivamente.

Na interação com as famílias, 72% dos estudantes e seus familiares responderam que contam com os professores para esclarecer dúvidas, com percentuais mais altos entre os alunos de Alfabetização (78%) e Anos Iniciais (77%).

Os docentes da região Sul aparecem como os mais receptivos, com 82%; em contrapartida, na região Norte essa prática ocorre com menor frequência, registrando 67%.

Para 87% dos responsáveis dos estudantes, os docentes conhecem muito ou em parte as dificuldades de aprendizado de cada um de seus alunos. Segundo o estudo, os professores da região Sul são quem tem maior percepção, com 93%.

O Nordeste se aproxima com 90% e aparecem na sequência as regiões Centro-Oeste (86%), Norte (86%) e Sudeste (83%).

Esse reconhecimento pode ser justificado pelas atividades realizadas nas escolas, em que 91% dos familiares argumentam que elas ajudam a criar uma relação de confiança entre ambos.

Na região Norte, esse índice é de 95%, seguido do Sul (94%) e Nordeste (93%). Centro-Oeste e Sudeste aparecem praticamente empatados, com 88% e 87%, respectivamente.

“A motivação dos professores em elaborar soluções criativas para tornar as aprendizagens mais atrativas é reconhecida aos olhos dos estudantes, que, por sua vez, correspondem se engajando na dinâmica da matéria. Essas iniciativas marcam a trajetória escolar de crianças, adolescentes e jovens, fazendo com que o aluno observe uma perspectiva mais ampla de sua vida”, afirma a coordenadora de Educação Infantil do Itaú Social, Juliana Yade, que também atuou durante oito anos como professora do Ensino Fundamental.

Professor: a chave da transformação

Para o Dia do Professor, 15 de outubro, elencamos histórias de professores de todo o país que têm transformado o cotidiano escolar. Apesar dos desafios, o entusiasmo pela docência é o que os move, para, inclusive, trazer inovações para a sala de aula. 

Nove em cada dez estudantes confiam em seus professores e 87% os enxergam como exemplos positivos

Nove em cada dez estudantes afirmam confiar em seus professores e 87% os enxergam como exemplos positivos. Essa constatação faz parte da pesquisa Educação na perspectiva dos estudantes e suas famílias, realizada pelo Datafolha a pedido do Itaú Social, Fundação Lemann e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

O estudo também mostra que os docentes têm boa proximidade com os estudantes, pois 81% dos alunos contam que não possuem problemas na relação com seus professores, enquanto que apenas 19% discordam dessa afirmação. Os períodos de Alfabetização e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) têm maior facilidade no relacionamento (87% e 86%) em comparação com os Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, com 77% e 78%, respectivamente.

Na interação com as famílias, 72% dos estudantes e seus familiares responderam que contam com os professores para esclarecer dúvidas, com percentuais mais altos entre os alunos de Alfabetização (78%) e Anos Iniciais (77%). Os docentes da região Sul aparecem como os mais receptivos, com 82%; em contrapartida, na região Norte essa prática ocorre com menor frequência, registrando 67%.

Para 87% dos responsáveis dos estudantes, os docentes conhecem muito ou em parte as dificuldades de aprendizado de cada um de seus alunos. Segundo o estudo, os professores da região Sul são quem tem maior percepção, com 93%. O Nordeste se aproxima com 90% e aparecem na sequência as regiões Centro-Oeste (86%), Norte (86%) e Sudeste (83%).

Esse reconhecimento pode ser justificado pelas atividades realizadas nas escolas, em que 91% dos familiares argumentam que elas ajudam a criar uma relação de confiança entre ambos. Na região Norte, esse índice é de 95%, seguido do Sul (94%) e Nordeste (93%). Centro-Oeste e Sudeste aparecem praticamente empatados, com 88% e 87%, respectivamente.

“A motivação dos professores em elaborar soluções criativas para tornar as aprendizagens mais atrativas é reconhecida aos olhos dos estudantes, que, por sua vez, correspondem se engajando na dinâmica da matéria. Essas iniciativas marcam a trajetória escolar de crianças, adolescentes e jovens, fazendo com que o aluno observe uma perspectiva mais ampla de sua vida”, afirma a coordenadora de Educação Infantil do Itaú Social, Juliana Yade, que também atuou durante oito anos como professora do Ensino Fundamental.

Professor: a chave da transformação

Para o Dia do Professor, 15 de outubro, elencamos histórias de professores de todo o país que têm transformado o cotidiano escolar. Apesar dos desafios, o entusiasmo pela docência é o que os move, para, inclusive, trazer inovações para a sala de aula. 

Projeto escolar de escrita de diário contribui com a melhoria no IDEB em Una, na Bahia

Claudia Dapper, Professora de língua portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede municipal de Una. 

Em um período de quatro anos, os estudantes do município de Una (BA) evoluíram 8% na aprendizagem de língua portuguesa, segundo o IDEB. Parte dessa conquista é atribuída ao projeto de escrita de diário pessoal iniciado pela professora Cláudia Dapper, do Colégio Municipal Cândido Romero Pessoa, zona rural do Una (BA). A iniciativa foi inspirada pela obra “Diário de Anne Frank”, que motivou os estudantes a adotarem como rotina narrar suas histórias em cadernos.

Projeto escolar de escrita de diário contribui com a melhoria no Ideb em Una

Míghian Danae Ferreira Nunes, Professora com experiência na educação infantil e, atualmente, leciona na UNILAB (Universidade Internacional da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira) – Campus dos Malês em São Francisco do Conde

A professora Mighian Danae disponibilizou gratuitamente o “Catálogo de Jogos e Brincadeiras Africanas e Afro-brasileiras” e o livro digital “Brincar e descolonizar: educar para a equidade”. Ao todo são mais de 100 jogos e brincadeiras com origem brasileira e de seis países do continente africano. A produção desse material levou dois anos e foi aplicada parcialmente na escola quilombola José de Aragão Bulcão, em São Francisco do Conde, conquistando boa adesão dos estudantes e de seus familiares.

Outras pesquisas que podem subsidiar conteúdos sobre o Dia dos Professores: 

Pesquisa de opinião com professores (TPE)

  • Oito em cada dez entrevistados concordam que, se pudessem decidir novamente, ainda escolheriam ser professor. Além disso, 91% concordam totalmente que o que traz mais satisfação na profissão é quando percebem que os alunos estão aprendendo;
  • 94% dos professores concordam (68% totalmente e 26% em parte) que a progressão na carreira deve vir por meio da melhoria da prática pedagógica;
  • As principais ações que o poder público deve adotar são apoio psicológico a professores e estudantes (18%), aumento no salário dos docentes (17%), promoção de programas de reforço e recuperação (16%) e promoção do envolvimento das famílias na vida escolar dos filhos (14%);
  • Os desafios no dia a dia das escolas mais elencados pelos professores foram o desinteresse dos estudantes pelas aulas (31%) e a defasagem na aprendizagem dos alunos (28%);
  • Apenas 19% concordam totalmente que os atuais cursos de graduação de Pedagogia e licenciaturas estão preparando bem os docentes para o início da profissão;
  • 84% concordam (53% totalmente e 31% em parte) que cursos presenciais formam docentes mais preparados – apesar de seis em cada dez professores formados no Brasil terem se graduado em cursos a distância, em 2020;
  • 42% discordam, totalmente ou em parte, que seus planos de carreira atendem suas expectativas de crescimento profissional. Hoje, em geral, professores avançam na carreira por titulação e tempo de serviço.

Pesquisa Volume de trabalho docente

  • A sobrecarga de trabalho afeta negativamente a saúde dos docentes, podendo acarretar prejuízos com o absenteísmo e a necessidade de substituição de profissionais;
  • Quase 20% dos docentes das redes estaduais de educação trabalham com mais de 400 estudantes durante o ano letivo;
  • O estudo também mostrou uma grande distorção em relação à média de alunos por professor, que pode variar de 11 a 525 estudantes, conforme a rede.

Percepções e Desafios dos Anos Finais do Ensino Fundamental nas redes municipais de ensino

  • 49,2% das redes municipais oferecem formação continuada bimestralmente para professores;
  • 75% dos dirigentes municipais alegam que a saúde mental dos professores têm sido um dos desafios determinantes na gestão dos Anos Finais;
  • 76% das redes disseram que têm nenhuma ou pouca dificuldade em motivar os professores.

Itaú Social – Assessoria de Imprensa // Tamer Comunicação: Elaine Alves; Lucas Abreu Antônio; Jemima Bispo. Coordenação: Ana Claudia Bellintane.