fbpx

Oficina de comunicação no Vila América

Cerca de 30 educandos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) participaram de uma palestra sobre Comunicação Social, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bairro Vila América. Além dos jovens do coletivo Vila América, o evento também reuniu adolescentes do Urbis VI e Morada dos Pássaros que frequentam  o ProJovem.

Lú Macário, coordenadora de jornalismo da TV Uesb

A palestra foi ministrada pela coordenadora de jornalismo da TV Uesb, Lu Macário, e teve como objetivo sanar dúvidas dos educandos em relação às dinâmicas de produção de conteúdo das emissoras de TV. Lu Macário falou ainda sobre a relevância da comunicação social e parabenizou o Cras pela iniciativa. “É muito importante criar essa ponte entre os profissionais da comunicação e os  jovens, para que eles entendam como funciona e saibam sobre a importância da imprensa para a sociedade. Então foi realmente enriquecedor, uma troca, eles aprendem comigo e  eu, com eles”, avaliou.

Outra convidada, a jornalista da TV Sudoeste, Mayara Magalhães, que  explicou o funcionamento da produção jornalística em emissoras privadas.

Jusci Dourado, educadora social do programa

Segundo a educadora social do programa, Jusci Dourado, a ideia de convidar profissionais de comunicação para um bate-papo com os jovens se deu por conta da criação de um jornal comunitário. O impresso deverá divulgar a agenda cultural da comunidade e servirá também como um instrumento de comunicação dos moradores. “O saldo da atividade foi positivo para esses jovens, que agora conhecem como funciona a rotina dos meios de comunicação”, explicou Jusci.

Aprendizado – Além de diversas palestras educativas contextualizadas à realidade dos jovens com idade entre 15 e 17 anos, o programa oferece diversas oficinas, como percussão, hip hop e dança.