fbpx

Oficina para artistas que pretendem ingressar no mercado internacional

O Escritório Bahia Criativa promove no próximo dia 15, no Forte Barbalho, em Salvador, a oficina ‘Música da Bahia para o Mundo – caminhos para atuação no mercado internacional – case Bahia Music Export’, voltada para artistas, agentes e produtores culturais, gestores de projetos e empreendedores que atuam na cadeia produtiva da música e pretendem conquistar o mercado internacional.

Trinta vagas são oferecidas para o encontro, idealizado pela Assessoria de Relações Internacionais da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), a fim de favorecer a compreensão sobre o mercado local e internacional da música, promover a reflexão sobre as condições para seguir carreira internacional e apresentar estratégias focadas no mercado internacional.

A participação na oficina é gratuita, mediante inscrição prévia pelo e-mail bahia.criativa@cultura.ba.gov.br ou telefone (71) 3319-0033. O conteúdo contempla posicionamento da música brasileira no mercado internacional atual, autoavaliação artística e primeiros passos para desenvolvimento de negócio/carreira internacional, identificação de estratégias de promoção e posicionamento do artista/produto musical no mercado internacional, realização de negócios no mercado internacional e estudo de caso do Bahia Music Export – promovido pela Secult.

“A oficina vai proporcionar a capacitação de participantes desta cadeia produtiva, de forma a orientar ações, ampliar e compartilhar os resultados nesta área”, explica a assessora de Relações Internacionais da Secult, Monique Badaró. De acordo com ela, a iniciativa marca o lançamento dos volumes seis e sete do BMEX – Coletânea 2014.

Dois especialistas, com extensa experiência na área, vão ministrar as oficinas. Eric Samuel Taller, diretor-geral da Ginga P Culture Business, empresa especializada em projetos ligados à música e a cultura, foi produtor e co-apresentador de programa de rádio de música brasileira ‘Agora Brasil’, na rádio KPFA-FM, em Berkeley, Califórnia, além de ter assumido, em Nova Iorque, o cargo de diretor Comercial na Revista ‘Post Magazine’, mais importante publicação de tecnologia do entretenimento.

A outra palestrante é Geysa Castro, diretora operacional da Ginga P, que fez parte do corpo docente do Center for Modern Dance Education, onde lecionou e participou da organização e produção de espetáculos de projetos educacionais, patrocinados pelo New Jersey Council of Arts e NY Board of Education.


Bahia Music Export  

É uma iniciativa de apoio à promoção internacional da música da Bahia, promovida pela Secult em parceria com a Fundação Cultural do Estado (Funceb), que tem como objetivo criar condições para que a música independente do estado, nas suas mais diversas formas de expressão, possa ser inseridas no mercado internacional como um produto de alta qualidade. Para isso, o BMEX realiza ações de promoção comercial, de fortalecimento da cadeia produtiva, de capacitação e de promoção da mobilidade de artistas e profissionais do setor musical, como a participação em festivais e turnês internacionais.

O Bahia Music Export divulga em feiras e eventos internacionais o trabalho de artistas e bandas em destaque no cenário da Bahia e do Brasil, representantes dos mais diferentes estilos e gêneros musicais. Anualmente lança coletâneas que são distribuídas aos profissionais do setor, com faixas musicais selecionadas por jornalistas, críticos ou curadores internacionais. Estes álbuns buscam divulgar a diversidade, riqueza e dinamismo da produção e da criação musical da Bahia.

Os volumes seis e sete do BMEX – Coletânea 2014 são compostos por 29 canções de artistas baianos ou produzidas na Bahia e serão divulgados entre os dias 22 e 26 deste mês, na Womex – World Music Export -, uma feira mundial de música, que este ano será realizada na Espanha.