fbpx

Orquestra Sinfônica Brasileira abre Rock in Rio 2013

 

CONCERTO LEVA AO PÚBLICO MÚSICA CLÁSSICA E ROCK’N ROLL NO DIA 13 DE SETEMBRO

 Participando pela quarta vez no Rock in Rio, dia 13 de setembro a Orquestra Sinfônica Brasileira se apresenta na edição do festival de 2013. No palco Mundo, a partir de 17h, o maestro Roberto Minczuk comanda a OSB com sua batuta “envenenada”. Em meia hora de concerto, o público poderá conferir do clássico ao Rock’n Roll, de Beethoven e Villa-Lobos a Rolling Stones e Guns N’Roses.

A apresentação começa com Beethoven (partes das Sinfonias nº 5 e nº 7) e Villa-Lobos (Bachianas Brasileiras nº4), segue com medley de Rock antigo com: The Beatles (Help), Rolling Stones (Satisfaction), The Police (Every Breath You Take), Lulu Santos (Tempos Modernos), Kid Abelha (Pintura Íntima), Rita Lee (Lança Perfume), Queen (Love of my life), The Beatles (Eleanor Rigby), Legião Urbana (Será), R.E.M (Loosing my religion), U2 (Sunday bloody Sunday), Guns N’Roses (Sweet child of mine) e a canção “Pro dia nascer feliz”, em homenagem a Cazuza, tema desse Rock in Rio. Além da música tema do evento.

No medley de Rock atual, Richard Strauss (Assim Falou Zarathustra), Survivor (Eye of the Tiger), Van Halen (Jump), Metallica (Master of Puppets), Queen (Bohemian Rhapsody), Cold Play (Viva la Vida) e Iron Maiden (Fear of the Dark).

Após o concerto, tem início o show “Cazuza – o poeta está vivo”, com ícones do Rock e MPB brasileiros. Ainda no palco Mundo dessa primeira noite de evento, Ivete Sangalo, David Guetta e Beyoncé. Essa é a quarta vez que a OSB participa do Rock in Rio (1985, 2001, 2011 e 2013).

O maestro

Roberto Minczuk é regente titular da OSB e diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Calgary. Entre as orquestras que regeu, estão as filarmônicas de Nova York, Londres, Los Angeles e Rotterdam; as sinfônicas de Montreal e Tóquio; as Nacionais da França, Bélgica; BBC de Londres, e BBC do País de Gales. Foi diretor artístico do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão entre 2004 e 2009. Gravou diversos CDs com a Osesp, além da Filarmônica de Londres e Sinfônica de Odense.

Sobre o Rock in Rio

O Rock in Rio é o maior festival de música do mundo. Ao longo de quase 30 anos, se tornou dono de uma história de destaque no cenário musical, com 12 edições realizadas, e mais de 6 milhões de pessoas reunidas e um dos mais contundentes em presença digital.
Nascido no Rio de Janeiro, conquistou não só o Brasil, mas também Portugal e Espanha, sempre com a intenção de levar todos os estilos de música para os mais variados públicos.
Muito mais que um evento musical, se tornou completo e abrangente ao abordar temas como sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. E assumiu o compromisso de conscientizar as pessoas que, com pequenas atitudes no dia a dia, dá pra fazer do mundo um lugar melhor.

Sobre a Fundação OSB

A Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira é uma entidade sem fins lucrativos, mantida por captação de recursos privados. Através dela são mantidos dois corpos artísticos – a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e a OSB Ópera & Repertório – além de atividades de cunho educacional, orientadas para a formação de público ouvinte de música clássica. As atividades da Fundação OSB são viabilizadas pelo apoio da Vale, da Prefeitura do Rio de Janeiro, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de um conjunto de investidores.

Sobre a OSB

A Orquestra Sinfônica Brasileira é o mais tradicional conjunto sinfônico do país. Roberto Minczuk é o maestro titular. Composta por 71 músicos, tem por meta alcançar o número de 95 até 2016. No ano de 2013, a OSB terá três séries de concerto no Theatro Municipal: Ametista, Turmalina e Topázio. Além da série Safira na Sala São Paulo, na capital paulista. A temporada é elaborada por Minczuk, em conjunto com o diretor artístico da Fundação, Pablo Castellar, e com a comissão de músicos desta orquestra.

Fundada em 1940 pelo maestro José Siqueira, a OSB foi a primeira a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia. As missões institucionais contemplam a conquista de novos públicos para a música sinfônica, o incentivo a novos talentos e a divulgação de um repertório diversificado, objetivos alcançados em mais de quatro mil concertos realizados durante sete décadas de trajetória ininterrupta.

A história da OSB se compôs através da contribuição de grandes músicos e regentes como Eleazar de Carvalho e Isaac Karabtchevsky. Além de ter revelado nomes como Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Antônio Meneses, a OSB também contou em sua história com a colaboração de alguns dos maiores artistas do século XX: Leonard Bernstein, Zubin Mehta, Kurt Sanderling, Arthur Rubinstein, Martha Argerich, Kurt Masur, Claudio Arrau, Mstislav Rostropovich, Jean-Pierre Rampal e José Carreras, dentre outros.

ROCK IN RIO

Sexta, 13 de setembro, às 17h, na Cidade da Música

Roberto Minczuk, regente

Medley antigo – Eduardo Souto e Nelson Ayres

Medley novo -Nelson Ayres – Rock in Tails

Programa:

Clássico:

– Beethoven – Sinfonia nº 5 em Dó menor, Op. 67 (Apenas o 1º movimento) I.  Allegro con brio

– Beethoven – Sinfonia nº 7 em Lá maior, Op. 92 (Apenas o 4º movimento) IV. Allegro con brio

– Villa-Lobos – Bachianas Brasileiras nº4 (Apenas o 3º Movimento) III. Aria (cantiga) – Arr. Nelson Ayres

Medley antigo:

– The Beatles – Help

– Rolling Stones – Satisfaction

– The Police – Every breath you take

– Lulu Santos – Tempos modernos

– Kid Abelha – Pintura íntima

– Rita Lee – Lança perfume

– Queen – Love of my life

– The Beatles – Eleonor Rigby

– Legião Urbana – Será

– R.E.M – Loosing my religion

– U2 – Sunday blood sunday

– Guns N’Roses – Sweet child of mine

– Cazuza/Barão Vermelho – Pro dia nascer feliz

– Rock in Rio Theme

Medley novo:

– Richard Strauss – Assim Falou Zarathustra

– Survivor – Eye of the Tiger

– Van Halen – Jump

– Metallica – Master of Puppets

– Queen – Bohemian Raphsody

– Cold Play – Viva la Vida

– Iron Maiden – Fear of the Dark