Otto Alencar recebe reinvindicações indígenas
Secretaria da Infraestrutura recebe reivindicações de comunidades indígenas
O vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar, recebeu nesta terça-feira (7), na Seinfra, um grupo de índios, representantes de várias etnias, que apresentaram uma pauta com reivindicações de estradas vicinais, telefonia e energia para as comunidades. Ao receber o documento, ele afirmou que o governo vai analisá-lo, enfatizando que, no ano passado, atendeu também no gabinete um grupo da tribo Payayá, da Chapada Diamantina, com pedidos semelhantes, “sendo prontamente atendidos”.
Ao salientar a importância da cultura indígena para a história do Brasil, Otto comprometeu-se a atender o que foi solicitado. “Tenho apreço e respeito pela comunidade indígena, inclusive, no dia em que se comemorou o Dia do Índio estive reunido com a comunidade na região da Chapada Diamantina. O meu respeito por vocês, pela cultura e história é o maior do mundo, pois foram os primeiros habitantes desse país”.
Ações
Segundo o secretário, 135 aldeias localizadas em 33 municípios baianos estão sendo assistidas com obras de infraestrutura. “Já atendemos mais de 70% do que foi solicitado e os 15% restantes das obras estão em execução”, explicou, adiantando que “ainda este ano, a expectativa é que possamos concluir o que precisa em termos de energia nas aldeias da tribo Payayá”.
Só no ano passado, 424 domicílios localizados em aldeias indígenas foram eletrificados, por intermédio do programa Luz para Todos, onde foram investidos mais de R$ 5 milhões. Os trabalhos prosseguiram em fevereiro deste ano, com 40 obras cobrindo mais 1.284 domicílios, o que representa investimento estimado de R$ 16 milhões.
Estradas
Quanto as estradas vicinais, o secretário determinou que a partir da próxima semana as residências do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), autarquia vinculada à Seinfra, irão ser mobilizadas para atender as 32 aldeias.
“Vamos priorizar o atendimento com a construção das estradas vicinais solicitadas. Existem algumas obras em aldeias, já executadas e outras serão atendidas, como, por exemplo, a rodovia BA-210, trecho ligando Rodelas à Barragem de Itaparica, que já foi licitada e com início das obras previstas”, afirmou Otto.
Por intermédio do Derba foram realizadas obras de restauração e pavimentação das rodovias que ligam Paulo Afonso à Barragem de Itaparica, além de Juazeiro à Curaçá, o que facilita o trafego de veículos e escoamento de produtos agropecuários na região.
Outra solicitação feita pelos indígenas foi sobre telefonia fixa e móvel. “Já estamos viabilizando orelhões para cada comunidade com 25 casas ou 100 habilitantes, e linha fixa onde habitem 500 pessoas ou 60 domicílios. As aldeias farão levantamento e as reivindicações da comunidade serão encaminhadas pela Seinfra à Anatel, solicitando atendimento por parte das operadoras. Quanto aos telefones móveis, veremos a possibilidade de viabilizar torres mais próximas na reserva para ampliar os serviços, mas isso depende da geografia, pois existem áreas onde não são possíveis”, disse o secretário.