fbpx

Palmeiras e Flamengo lideram ganho de seguidores no mês de abril

Arte Lance
  • Palmeiras registra maior resultado mensal de 2024 com 540 mil novos inscritos;
  • Flamengo atinge a marca inédita de 58 milhões de inscrições em suas redes oficiais;
  • Santos fecha o pódio dos maiores crescimentos ao somar 208 mil novas adesões;
  • São Paulo alcança a marca de 22 milhões de inscrições no combinado de seus perfis;
  • Cruzeiro soma 100 mil inscritos no TikTok e figura no TOP 5 de abril;
  • Atlético-MG chega a 3 milhões de seguidores no Instagram.

Na edição atual do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, o IBOPE Repucom destaca o desempenho mensal no volume de novos inscritos nas redes sociais. Os 50 clubes considerados no estudo acumularam um total de 2,4 milhões de seguidores durante o mês de abril, e os cinco clubes que mais se destacaram no crescimento mensal foram: Palmeiras, Flamengo, Santos, São Paulo e Cruzeiro. Juntos, foram responsáveis por 1,3 milhão das novas inscrições, ou 57% do total entre todos os 50 clubes no período.

Clubes

Palmeiras, pelo segundo mês, se manteve na liderança dos maiores resultados mensais ao somar cerca de 540 mil novas inscrições no acumulado de suas plataformas, o maior desempenho mensal de um clube brasileiro em 2024. Motivado pela terceira conquista consecutiva no Campeonato Paulista, o “Verdão” liderou o crescimento no TikTok (200 mil novas inscrições) e no Facebook (100 mil) entre todos os clubes brasileiros, e o Instagram foi o responsável pela maior participação de seu crescimento no mês ao contabilizar 206 mil novos seguidores, ou 38% do total.

Flamengo, atual campeão do Campeonato Carioca, figurou no segundo lugar entre os maiores crescimentos do mês ao registrar 303 mil novas inscrições no combinado de suas redes sociais. O “Rubro-Negro” liderou em três das cinco plataformas: no Instagram (213 mil novos inscritos), no “X” (50 mil) e no YouTube (40 mil). Estes resultados contribuíram para que o Flamengo atingisse a marca inédita de 58 milhões de inscritos no acumulado de seus perfis oficiais.

Santos, finalista da edição 2024 do Paulistão, fechou o pódio mensal com 208 mil novas adesões em suas plataformas digitais. O principal resultado do “Peixe” se deu no Instagram, onde o clube somou aproximadamente 112 mil novos inscritos, seguido do TikTok, que obteve 100 mil novas adesões durante o mês.

São Paulo ocupou o quarto lugar entre os maiores resultados do mês. Foram somadas mais de 146 mil novas inscritos no combinado de suas contas. Cerca de 70% do desempenho Tricolor são advindos do TikTok, plataforma na qual o clube acumulou 100 mil novos seguidores. Além disso, o clube atingiu a marca de 22 milhões de inscrições na somatória da de seus perfis oficiais.

Cruzeiro fechou o TOP 5 em crescimentos do último mês. Ao todo, o clube arrecadou 144 mil novas adesões na somatória de seus perfis oficiais, sendo o TikTok responsável por 70% (100 mil novos seguidores) de todo o resultado do clube. Somente no último mês, o clube viu sua base no TikTok crescer 10%, a maior variação de crescimento entre todos os clubes na plataforma. Além disso, o clube atingiu a marca de 10 milhões de inscrições no acumulado de suas redes sociais.

O Atlético-MG figurou entre os maiores resultados em três das cinco plataformas analisadas (Instagram, YouTube e “X”). Seu maior resultado foi no Instagram com 99 mil novas inscrições. Além disso, nesta plataforma o clube alcançou a marca de 3 milhões de seguidores. Este desempenho pode ser fruto da conquista no campeonato mineiro, além do desempenho do clube na Copa Libertadores da América.

Veja abaixo o levantamento completo:

Tabela

Fonte: IBOPE Repucom – Ranking digital dos clubes brasileiros

O levantamento é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 50 clubes com o maior número de seguidores do país.