Deixa saudades o Festival de Inverno Bahia 2013
Munhoz & Mariano encerram a 9° Edição do Festival de Inverno Bahia
A promessa de um show animado e ‘bem pra cima’ foi cumprida pela dupla sertaneja Munhoz & Mariano na última noite do Festival de Inverno Bahia 2013. A estreia dos cantores do sul mato-grossense no evento não deixou ninguém parado: a multidão dançou e conseguiu se aquecer no início da madrugada fria de Vitória da Conquista.
O maior sucesso da dupla, a canção “Camaro Amarelo”, fez parte do repertório do show e levou a multidão a acompanhar os artistas em coro. Os mais novos hits de Munhoz e Mariano, como “A Bela e a Fera” e “Pantera de Cor de Rosa”, sucessos do arrocha e sertanejo do país, e ainda, uma interpretação irreverente de “Esse cara sou eu” completaram o set list apresentado pela dupla.
Depois de três dias intensos de festa, muita gente fez questão de aproveitar até o último minuto o domingo de festival. O estudante, Bruno Porto, prometeu ficar até fim de todas as atrações. “Vou ficar até acabar. Estou de férias, vale a pena”. – contou.
A estudante, Ana Luiza, que veio de Porto Seguro para sua primeira vez no Festival de Inverno Bahia, elogiou um dos seus espaços preferidos no evento. “Eu amei curtir a música “Titanium”, de David Guetta, na tenda”, comentou a garota, que aproveitou a última atração da Tenda Eletrônica ADS Gold, o DJ Charles.
Lulu Santos relembra os maiores sucessos da carreira
O ícone do pop nacional, Lulu Santos, proporcionou ao público, na última noite da 9° edição do Festival de Inverno Bahia, uma emocionante viagem pelas três décadas de sua carreira com o show “Toca Lulu”. Esta foi a segunda participação do cantor no evento – a última ocorreu em 2007.
Tocando seu instrumento favorito, a guitarra, Lulu abriu a apresentação com “Um Certo Alguém” e “O Último Romântico”, sucessos do cantor na década de 80. Em seguida, o público relembrou canções que marcaram a trajetória do artista nas décadas seguintes, como “Tudo Azul”, “A Cura” e “Apenas mais uma de amor”. Nos momentos finais do show, o artista homenageou o rei Roberto Carlos, interpretando “Como é grande o meu amor por você”.
A terceira atração do domingo a se apresentar no melhor espaço da festa para dançar agarradinho, o Barracão Universitário Fainor, foi o cantor soteropolitano Daniel Vieira. O artista sertanejo fez um show acústico, com a pegada ‘voz e violão’. “Gosto de tocar músicas para os casais apaixonados, falar de amor e, ao mesmo tempo, animar o público um pouquinho”. – revelou.
A banda conquistense, “Dona Iracema”, foi a segunda atração da noite a agitar a galera que curtiu o Palco do Rock Fainor. Já na Tenda Eletrônica ADS Gold, o Dj conquistense, Trindade, animou a galera com grandes sucessos das pistas de dança ao redor do mundo.
Primeira atração do domingo, Jota Quest ‘mandou bem’ e agitou o público do festival
A última noite de Festival de Inverno teve início ao som dos vocais frenéticos de Rogério Flausino, vocalista do Jota Quest. A banda mineira, que mistura pop, rock e black music, agitou o Parque de Exposições e fez todo mundo sair do chão. O público pôde relembrar as duas outras participações da banda no Festival, que aconteceram em 2008 e 2011. Grandes sucessos como “Além do Horizonte” e “Na Moral” abriram o show, baseado no CD e DVD “Multishow Ao Vivo – Jota Quest – Folia&Caos”.
Queridos pelo público do evento, os mineiros agradaram a estudante, Luisa Caroline, que não parou de cantar um segundo sequer. “O show está muito massa, eles estão tocando todas as músicas que eu queria escutar, por que todas são perfeitas”. Um dos pontos altos da participação de Jota Quest foi a participação da plateia cantando em uníssono a canção “Hoje”. A multidão que acompanhou o show também teve a oportunidade de escutar o novo single da banda: “Mandou Bem”.
O Barracão do Forró não parou um segundo. No início da festa, neste domingo, rolou som da Chega Mais, e em seguida, baião, xote, e até vaneirão com Tirana Seca. Esta não é a primeira vez que a banda faz parte das atrações do evento. “Tocar no Festival é sempre marcante pra gente por que é um evento de muito prestígio. É sempre um prazer aquecer o pessoal do frio aqui no barracão”. – comentou Rafael Xavier, vocalista da banda.
Enquanto isso, no Palco do Rock Fainor teve show da banda conquistense, Princípio Ativo. Já na Tenda Eletrônica ADS Gold, a música eletrônica ficou por conta da line up do DJ Matheus Veláz, primeira atração do espaço no último dia de festival.
Zélia Duncan abre a segunda noite de festival
Depois de uma sexta-feira marcante de Festival de Inverno 2013, o segundo dia do evento não poderia ter começado de forma menos especial: Zélia Duncan, uma das referências da música popular brasileira, emocionou e aqueceu o público ao apresentarum repertório comas músicas de seu último CD, ‘Zélia Duncan Canta Itamar Assumpção Tudo Esclarecido’, além de grandes sucessos de sua carreira.
“Conquista é uma terra maravilhosa. Eu estou muito feliz em estar de volta”, destacou a cantora, que participou do Festival de Inverno na edição de 2009. A carioca fez um show energético durante boa parte do tempo em que permaneceu no palco principal do evento. Durante a música ‘Alma’, uma de suas canções mais famosas, a galera presente na arena do Parque acompanhou em coro.
No Palco do Rock, onde se apresentam duas bandas por noite, a galera curtiu, a partir das 22h, rock androll de muita qualidade, com influências do rockabilly e da jovem guarda, no show da banda conquistense Ladrões de Vinil. Mais tarde, é a vez da performance da banda Cinco Contra Um.
Um dos locais mais requisitados do grande evento é o Barracão Universitário Fainor, onde a galera dança agarradinho e esquece um pouco do frio da cidade. Hoje, dia 24 de agosto, os termômetros estão marcando 16° no Parque de Exposições. A primeira banda a se apresentar no local foi a banda Radiola de Cangaceiro, contagiando o público que começava a chegar.
Titãs relembra grandes hits e agita o público com autêntico rock nacional
Com mais de 30 anos de estrada, a banda Titãs levou ao palco principal do Festival de Inverno Bahia o autêntico rock brasileiro. Esta é a segunda participação do grupo no evento, sendo que a primeira aconteceu em 2010.
Na primeira parte do show da banda, veterana quando o assunto é rock nacional, rolaram as músicas que fazem parte do disco “Cabeça Dinossauro”. Já no momento final, eles tocaram uma seleção de músicas preciosa com grandes hits da carreira. Não poderia ser diferente se tratando de Titãs: o show, um dos mais esperados da noite, foi eletrizante do início ao fim.
Enquanto isso, no Palco do Rock Fainor acontecia show da banda conquistense “Ladrões de Vinil”, que apresentou um repertório, basicamente, autoral. “O palco do rock deve sempre existir. É o espaço que as bandas, conquistenses e da região, têm para mostrar o seu trabalho para um público diversificado como o do festival”. – comentou Diego Andrade, baixista.
“Fulôr do Cangaço”, banda de forró composta apenas por mulheres, foi a segunda atração do Barracão Universitário Fainor no sábado e fez todo mundo se mexer. Para o estudante, Gabriel Nunes, e o administrador, Felipe Carvalho, o barracão também é um ótimo lugar para paquerar. “É uma oportunidade para interagir com as meninas” – revelou o estudante. Felipe concorda: “Bom pra dançar um forrozinho e encontrar as gatinhas. Assim o clima fica mais aconchegante”.
O Rappa volta ao palco do festival e evoca memórias no público
Sem dúvida, com o show mais esperado da noite, O Rappa atendeu as expectativas do público, sendo a terceira atração da noite de sábado do Festival de Inverno Bahia. Liderada por Falcão, a banda carioca fez o imenso público sair do chão e matar a saudade da última participação do grupo na festa, que aconteceu há 7 anos, em 2006.
A banda abriu o show tocando “Minha alma”, uma das músicas de maior sucesso de sua carreira. No decorrer do show, o público fez um verdadeiro passeio por toda a trajetória da banda, que trouxe para essa apresentação, basicamente, as músicas mais pedidas. Um dos momentos especiais da apresentação do grupo carioca foi a performance de Xandão, arrasando nos solos de guitarra.
“Show perfeito. Uma das bandas mais esperadas por mim. O estilo deles é muito contagiante e as letras são super criativas” – elogiou a estudante, Natália Ferraz, fã d’O Rappa. Também contagiado pelo trabalho da banda, Lucas Benevides, veio de Itabuna para curtir a festa. “É a primeira vez que venho ao Festival e estou impressionado com a organização, muita gente bonita. Falcão sabe interagir muito bem com o público”.
Quem preferiu se divertir no Palco do Rock, aproveitou a mescla de hip hop, reggae e rock da banda Cinco contra Um, de Poções. O grupo musical apresentou um repertório quase 100% autoral. “Já é o quarto ano que a gente toca aqui no festival e é sempre um prazer enorme e uma oportunidade de divulgar nosso trabalho” – comentou o baterista, Alessandro Queiroz.
Ualas Andrade foi a terceira atração do Barracão Universitário Fainor, agradando o público com os vários hits do arrocha e sertanejo. Já na Tenda Eletrônica ADS Gold, o agito ficou por conta do Dj Tony, que tocou a segunda line-up do sábado.
Paula Fernandes abre o Festival de Inverno Bahia 2013
A musa do sertanejo atual, Paula Fernandes, foi a primeira atração a se apresentar no palco principal da nona edição do Festival de Inverno Bahia. Vestida de forma exuberante, a mineira entrou no palco mostrando todos os seus encantos e parecendo estar bastante à vontade em sua estreia no evento. “Estou me sentindo em casa aqui em Vitória da Conquista. Eu sempre me sinto em casa quando me apresento no Nordeste”, revelou a cantora.
Durante o show, cantou os grandes sucessos da carreira, como as canções “Pássaro de fogo” e “Sem você”, além disso, também emocionou o público com os novos sucessos “Um ser amor” e a música gravada em parceria com a cantora norte-americana Taylor Swift, “Long Live”. Paula Fernandes ainda surpreendeu ao convidar uma garota do público a subir ao palco e apreciar os encantos da cantora de um lugar privilegiado.
Fã da cantora sertaneja, a assistente social, Rute Mota, acompanhou o show encantada. “Está tudo maravilhoso. Sou fã dela, tenho todos os DVDs, estou adorando”, contou.
No Barracão Universitário Fainor, quem abriu os trabalhos da noite foi a banda Xote.com, vencedora do concurso “Fainor, sua banda no Festival”. Depois deles, os meninos do Nóis e Elas, entraram em cena tocando o melhor do forró universitário. Teve também quem preferiu curtir música eletrônica comandada pelos DJs Tatu e Russo, na Tenda Eletrônica.
Esbanjando versatilidade, Humberto Gessinger é a segunda atração
Humberto Gessinger arrepiou o público do início ao fim em sua volta ao Festival de Inverno Bahia, desta vez como cantor solo. O show do ex-vocalista da banda Engenheiros do Hawaii, e do projeto Pouca Vogal, pontua diversos momentos da carreira do artista e marca sua volta ao baixo, instrumento que tocou durante grande parte de sua trajetória. “O show é um passeio pela minha carreira. Nessa nova fase, faço questão de tocar músicas de todos os discos”. – ressaltou o artista, que revelou sempre ser um prazer para ele se apresentar em Vitória da Conquista.
O segundo artista a se apresentar no Festival de Inverno entrou no palco a todo o vapor, eletrizando o público ao som de grandes sucessos como “A montanha” e “Até o fim”. A apresentação, em formato Power Trio, também teve espaço para um momento acústico e para a versatilidade do cantor gaúcho, tocando, além do baixo, gaita e acordeom.
Enquanto isso no Barracão Universitário Fainor, Paulinho Alabart fez a galera dançar coladinho. Quem aprovou a banda e o espaço foi a enfermeira, Luiza Martins. “Este ano o espaço do barracão está maior, dá pra dançar com mais comodidade. Eu amo forró, gosto muito de dançar o ritmo”, completou.
Na Tenda Eletrônica ADS Gold, quem comandou a batida eletrônica foi o conquistense, Dj PX. O espaço é frequentado, principalmente, por um público mais jovem. É o caso da estudante, Kaline Vieira, que nasceu em Vitória da Conquista, mas atualmente, mora em Londres, Inglaterra. “Está aprovadíssimo o repertório dos Djs. A tenda eletrônica, com certeza, é um dos meus espaços preferidos no Festival”. – afirmou.
Baianidade de Saulo encerra primeira noite de festival
Esquentando a madrugada fria de Conquista, o axé e outros ritmos baianos entraram em cena com a terceira atração da sexta-feira do maior festival de música do interior nordestino. Velho conhecido e muito querido pelo público conquistense, Saulo Fernandes subiu ao palco para encerrar o primeiro dia do Festival de Inverno Bahia 2013. Embora já tenha se apresentado várias vezes na cidade, essa á a primeira vez que o músico baiano mostra seu talento no FIB.
Entrando em cena logo após o show de Humberto Gessinger, Saulo disse estar lisonjeado de cantar no mesmo palco que o cantor gaúcho. “Cantar depois do Humberto é emocionante pra mim” – afirmou o artista.
Mesclando música e poesia, Saulo fez o que mais sabe: cantar grandes sucessos e empolgar o público, que pôde dançar, sentir e cantar junto com o artista. A soteropolitana, Bárbara Machado, veio especialmente para o Festival de Inverno, e elogiou o evento: “Muita gente bonita, festa organizada e segura. O show de Saulo engrandece ainda mais a festa, por ser baiano, faz com que o público se envolva a cada música”.
Durante o show, fãs de Saulo subiram ao palco para abraçar o artista, que os recebeu com a simpatia e o carinho de sempre. Músicas de sua carreira como vocalista da Banda Eva, e outras gravadas após o início da carreira solo fizeram parte do repertório.
Fechando o Barracão Universitário Fainor, a banda conquistense Xamego Proibido, fez a galera dançar o autêntico arrasta-pé. No Palco do Rock, uma das novidades do FIB em 2013, rolou um som mais alternativo com as atrações Iracema Miller e Bia Novais, e também o grupo Soundmachine.
Fotos: Laécio Lacerda
Texto: Luana Nunes – luana@comunicativaasssociados.com.br