fbpx

Pessoas com doenças respiratórias devem se vacinar contra gripe


ASBAI alerta para os cuidados nessa época do ano

 A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) alerta para a importância da vacina contra a gripe para as pessoas que sofrem com problemas respiratórios como asma, rinite e sinusite.

“A vacinação é uma das formas de prevenção recomendadas para pacientes com doenças crônicas e respiratórias, como asma, por exemplo. Alérgicos que não podem se vacinar, devem buscar tratamento adequado com um médico alergista para controlar a asma ou rinite, isso é fundamental”, explica o Dr. Fábio Morato Castro, presidente da ASBAI.

A 16ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começou na última terça-feira (22) em todo o Brasil e o público-alvo são pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses até menos de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. Pessoas que não façam parte desse grupo podem se vacinar em clínicas particulares.

Pessoas que apresentam maior risco de complicações da gripe, além das citadas acima, são adultos e crianças portadores de doenças pulmonares crônicas (incluindo asma) ou doenças cardiovasculares; adultos e crianças que estejam sendo tratadas de doenças metabólicas crônicas (como diabetes), disfunção renal, hemoglobinopatias ou deficiência imunológica (incluindo infecção pelo HIV).

 

Sobre a ASBAI

Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1946. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cujo objetivo é promover o estudo, a discussão e a divulgação de questões relacionadas à Alergologia e à Imunologia Clínica, além da concessão de Título de Especialista em Alergia Clínica e Imunologia a seus sócios, de acordo com convênio celebrado com a Associação Médica Brasileira. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.