Políticas públicas: plataforma mapeia investimentos federais no Brasil
Parceria entre MIDR e Ipea busca aprimorar a regionalização dos dados de distribuição dos investimentos federais no Brasil.
Um portal que mapeia a distribuição dos investimentos federais no Brasil, abrangendo os estados e regiões com base nos orçamentos Fiscal e da Seguridade Social entre 2001 e 2020.
A plataforma
A plataforma Infere (Investimentos Federais Regionalizados), foi lançada a partir de uma parceria entre o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
A secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial (SDR), Adriana Melo, ressalta que trata-se de uma ferramenta importante para identificar onde estão os investimentos em políticas públicas.
“Essa plataforma é muito interessante porque ela consegue fazer um mapeamento dos gastos e dos investimentos do governo federal de uma forma regionalizada.
Destinações
A gente consegue visualizar, nessa plataforma, para onde estão indo os investimentos em políticas públicas.
Assim como, quais as regiões mais contempladas com esses investimentos e as menos contempladas”, salienta.
Portanto, o objetivo da iniciativa é proporcionar uma visão mais precisa e detalhada dos gastos federais com investimentos, superando as limitações dos sistemas tradicionais.
Somatória de esforços
,Embora o Sistema Integrado da Administração Financeira (Siafi) ou ainda o Sistema Integrado de Dados Orçamentários (Sidor) e o SIGA Brasil do Senado Federal.
A Infere utiliza uma metodologia de algoritmos desenvolvidos pela Diretoria de Estudos Regionais, Urbanos e Ambientais do Ipea para aprimorar a regionalização dos dados.
“Isso é muito importante para a Política de Desenvolvimento Regional, capitaneada pelo MIDR.
Além disso, a partir de uma análise de para onde esses investimentos estão indo, conseguimos redirecionar os nossos instrumentos de planejamento, de financiamento.
E afinal, para que, de fato, eles cheguem às regiões que mais precisam”, avalia Adriana.
Reclassifica informações
O sistema reclassifica informações que antes apareciam como “não informadas” ou “nacionais”, utilizando dados adicionais do Siafi.
Ele dispõe de dois produtos importantes para a comunidade: um painel com foco na localização dos investimentos, como obras.
Além disso, na destinação geográfica de máquinas e equipamentos adquiridos pelo Governo Federal.
“É muito importante a gente confrontar esses dados que a plataforma Infere levanta com, por exemplo, as áreas prioritárias da PNDR, como o Semiárido.
Enfim, a faixa de fronteira, a região do entorno do Projeto São Francisco e o Vale do Jequitinhonha. Estas são, hoje, sub-regiões priorizadas”, avalia a secretária da SDR.
Segundo Adriana Melo, será possível agora identificar quanto desses recursos está indo para a Amazônia e para o Nordeste.
Afinal, que são locais que ainda apresentam baixos indicadores de desenvolvimento e que precisam que as políticas públicas cheguem.
Na plataforma busca-se avançar na estimativa da Formação Bruta de Capital Fixo dos estados brasileiros, um indicador essencial para a elaboração de modelos de simulação macroeconômica.
O lançamento da Infere ocorreu durante o painel no Seminário que fez parte das comemorações dos 60 anos do Ipea, em setembro.
Para conhecer a plataforma, acesse: https://www.ipea.gov.br/portal/infere
Fonte: MIDR. Por: Brasil 61