fbpx

Prefeito de Jequié, Zé Cocá homenageado com a comenda 2 de Julho

Deputado Hassan e Zé Cocá. Imagem divulgação. Texto Josalto Alves – DRT-BA 931.

Municipalista nato, exímio gestor, referência nacional em gestão pública, reeleito prefeito de Jequié com o maior percentual de votos válidos em todo Brasil, 91,97%, e com relevantes serviços prestados a sociedade baiana, o prefeito Zenildo Brandão Santana, Zé Cocá, será homenageado com a Comenda 2 de Julho, a maior honraria concedida pela Assembléia Legislativa da Bahia (Alba), através de Projeto de Resolução de autoria do deputado municipalista Hassan (PP), aprovado por unanimidade durante sessão plenária do legislativo baiano. 

“É uma justa homenagem que prestamos ao meu amigo-irmão Zé Cocá, exemplo de ser humano, que se destaca pela defesa do municipalismo, referência em gestão pública para toda a Bahia e Brasil”, alegrou-se o deputado Hassan.

O parlamentar lembrou que “o jovem político Zé Cocá foi por dois mandatos consecutivos prefeito de Lafaiete Coutinho, colocando o município no mapa nacional pela qualidade da educação da Bahia, elegeu-se deputado estadual, destacando-se no legislativo, de onde saiu para se eleger prefeito de Jequié, tirando o município do caos onde estava afundado e devolveu à sua população o orgulho de ser Jequieense.

Foi ainda eleito presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), e em dois anos de primorosa gestão transformou a entidade em referência nacional pela atuação, organização e protagonismo na defesa da causa municipalista”.

Hassan frisa que “prestar essa homenagem ao prefeito Zé Cocá, é enaltecer a força de um jovem político, que carrega consigo a humildade como sua grande marca, a determinação de um guerreiro incansável, que se dedica com bravura para fazer a diferença na vida das pessoas, sendo referência e exemplo para muitos políticos baianos”.

O deputado entende que “a outorga da Comenda 2 de Julho é uma distinção que permite o reconhecimento das ações desse homem público aguerrido, que trouxe como missão de vida a luta constante por melhores condições de vida para a sociedade baiana”.

Quem é Zé Cocá

Filho de José Joaquim de Santana e Maria da Glória Brandão Santana, Zenildo nasceu em 24 de abril de 1976, na cidade de Itiruçu-BA, na microrregião do Vale do Jiquiriça.

Aos 9 anos, sua família se mudou para Jequié.

Com a morte prematura do seu pai, teve que conciliar os estudos com o trabalho na roça da sua família na cidade de Lafaiete Coutinho.

Com o passar dos anos, o jovem itiruçuense de personalidade aguerrida mostrava, a cada ação, potencial claro para um futuro próspero na vida pública.

Assim, em 2008 foi eleito prefeito de Lafaiete Coutinho, conquistando aprovação de 95%, sendo candidato único na sua reeleição.

Durante a sua gestão, infraestrutura, agricultura e saúde da cidade foram a base de um histórico investimento, alcançando, ainda, o 1º lugar na qualidade da educação da Bahia.

Em 2018, elegeu-se deputado estadual com votação expressiva em Jequié e na maioria dos municípios do Vale do Jiriquiçá e Médio Rio das Contas.

Em 2020, com mais de 30 mil votos, foi eleito prefeito de Jequié, realizando uma gestão que é referência para os demais municípios baianos.

Assumiu a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB) para o biênio de 2021/2022, e durante sua gestão conquistou 60 novas filiações, alcançando o recorde de 403 municípios associados, número que representa 97% das cidades baianas.

Ainda na UPB, foi aprovado o parcelamento da dívida previdenciária; a Emenda Constitucional 128, que impede a criação de despesas sem apontar fonte de receita; ocorreu a promulgação do aumento de 1% adicional do FPM, bem como a conquista da PEC13, que desobrigou o investimento mínimo de 25% na educação durante a pandemia. 

Merece destaque a grande bandeira municipalista defendida pela sua gestão, que foi a luta pela redução da alíquota patronal do INSS.

De origem simples, vida de homem do campo, abraçou a política e graças à sua administração inovadora e eficiente tornou-se exemplo de gestão para as prefeituras da Bahia, repercutindo nacionalmente.

Assim, não foi por acaso que Zé Cocá foi lembrado e convidado para compor chapas majoritárias, como candidato a vice-governador nas eleições de 2022!

Esse ano, seu nome foi citado diversas vezes pela população como aspirante a candidato ao governo do Estado, situação que ele descartou, assumindo o compromisso de cumprir integralmente seu segundo mandato como prefeito de Jequié.

Por Josalto Alves – DRT-BA 931.