Prefeitura realiza dia “D” de cuidados com a saúde do homem: novembro azul
Neste sábado (24), as unidades de saúde de Vitória da Conquista realizaram o Dia D do Novembro Azul, campanha voltada para a saúde do homem.
Durante a manhã, os usuários participaram de atividades educativas e tiveram acesso a uma série de serviços de saúde, buscando intensificar a prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer, principalmente o de próstata.
O coordenador médico da Atenção Básica, João Augusto Porto, explicou que os homens não têm o costume de procurar as unidades rotineiramente, e por isso a campanha vem para atraí-los e incentivá-los a cuidar da saúde, sem preconceitos ou barreiras de acesso. “Além do rastreamento do câncer de próstata, a gente também vem procurando entender a saúde do homem como um todo. A gente faz o teste rápido pra HIV e sífilis, a gente orienta sobre o tabaco, acesso ao tabagismo, o abuso de álcool, perda de peso e sedentarismo”, explicou.
Nesta manhã, João Augusto ministrou uma palestra sobre esse assunto na Unidade de Saúde do Jardim Valéria III. Entre os presentes estava o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Bob Nelson Figueira, que é usuário do serviço. Para ele, a intensificação das ações durante o Dia D é bastante positiva. “Muito bom, facilita o acesso pra todos nós. Até no sábado eles vieram abrir. Tem muita gente que tá de folga no sábado, que trabalha de segunda a sexta, e hoje pode vir ao posto de saúde”, disse.
Na Unidade de Saúde da Urbis VI, o autônomo Roberto Barbosa Lima também aproveitou o sábado para ter acesso aos serviços do Dia D. “Todo ano eu faço aqui. E pra gente, que é homem, tem que se prevenir. Pra nós o atendimento é com pessoas legais, atendem a gente bem”, informou.
Além disso, Roberto deixou um recado para aqueles que deixam de cuidar da saúde por puro preconceito: “Às vezes, muitos acham que não querem fazer porque são machões. Não querem fazer esse exame, porque acham que vão deixar de ser homem. Não, está totalmente enganado! A gente tem que se prevenir. Se a gente quer saúde, a gente tem que prevenir. Nós, que somos homens, temos que fazer esse exame.”
O médico Filipe França explicou o perfil dos homens que devem ter um cuidado especial com o câncer de próstata. “A gente indica o rastreamento do câncer de próstata acima dos 50 anos, que são homens que têm o risco médio de ter câncer de próstata e que têm uma expectativa de vida acima de 10 anos. E, tem outras classes de homens também: aqueles que têm parente de primeiro grau com câncer de próstata, a gente começa o rastreamento no PSA [antígeno prostático específico] com 40 anos. E têm alguns pacientes com 45 anos que também têm uma elevada probabilidade de ter o câncer de próstata, são pacientes que já fizeram ou estão fazendo PSA e têm alguma alteração no toque retal ou no exame de imagem”, detalhou.