Prefeitura realiza mutirão para detecção de glaucoma
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Saúde, realiza desde o mês de maio de 2012 ações nas unidades de saúde da Rede Básica Municipal para detecção precoce do glaucoma.
Em 2012, as duas clínicas prestadoras que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Vitória da Conquista atenderam nas unidades de saúde 9.379 pessoas, sendo diagnosticadas 2.334 pessoas com a doença. Esses números foram apresentados durante reunião de avaliação das ações, que aconteceu no mês de abril, em parceria com a Atenção Básica, com a presença de representantes dos trabalhadores das unidades e dos prestadores.
Segundo a diretora de Regulação, Controle e Avaliação do SUS, Jaquilene Lima, depois da extensa triagem e detecção de novos casos realizada em 2012, em que foram visitadas todas as unidades, as ações continuam este ano. “Nós estamos retornando às unidades, algumas pela segunda vez, outras pela terceira vez. A visita acontece a cada três meses, com objetivo de acompanhar os casos já diagnosticados e em tratamento, para a dispensação do colírio e nova avaliação na equipe. Além disso, o retorno à unidade possibilita a avaliação do grupo de risco ainda não atendido e que estão propensos a ter glaucoma”, esclarece Jaquilene.
Doença – O glaucoma é doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira. Ele faz parte do grupo de doenças crônicas que incide em 2% da população, aumentando a incidência em pessoas com mais de 40 anos e principalmente após os 70 anos. Geralmente atinge os dois olhos, é uma doença hereditária, ou seja, os parentes em primeiro grau têm dez vezes mais chances de desenvolver a doença.
Tratamento – O Sistema Único de Saúde (SUS) garante o tratamento para os pacientes portadores de glaucoma, com consultas com médico especialista, exames diagnósticos e dispensação de colírios e em alguns casos cirurgia. Em Vitória da Conquista, atualmente, existem dois prestadores credenciados ao SUS que atendem os pacientes, com agendamento feito pela Central de Marcação de Consultas por meio das unidades de saúde e através das ações coletivas nas Unidades Básicas de Saúde.