fbpx

Prêmio às melhores

 

O estágio consolidou-se como um dos principais caminhos para a inserção do jovem no mercado de trabalho. É a porta de entrada para o sucesso na carreira. Mais da metade dos estudantes com experiência prática são efetivados após o término do contrato, fazendo de forma natural a transição dos bancos escolares para a vida profissional. Muitos estudantes que, por ventura, participam do estágio em órgãos públicos, também colhem frutos positivos. Costumam pegar gosto pela causa pública e, no fim do período, terminam prestando concurso ou são disputados à tapa pelo mercado, devido à notória experiência prática.

Anualmente, o CIEE em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional de São Paulo (ABRH-SP), divulga um ranking com os melhores programas de estágio do Estado de São Paulo, a partir de pesquisa realizada pela Toledo & Associados. Durante o levantamento, realizado com base em entrevistas com os próprios estagiários, 87,8% deles deixaram claro que as atividades práticas desenvolvidas nas empresas ou órgãos públicos contribuem para seu crescimento profissional e 92% sentem orgulho de estagiar na empresa. Eles também elogiam a comunicação com os gestores, a experiência como enriquecimento na formação social e cultural e acham as atividades no estágio bastante desafiadoras.

Se o fato de estar integrado a um programa de estágio é salutar, fazer parte dessa elite corporativa só traz acréscimos à futura carreira. Na noite de quinta-feira, o CIEE premiou 15 empresas e órgãos públicos como as grandes campeãs do estágio, que elevam a qualidade da capacitação prática. São corporações preocupadas com a formação de talentos, que servem de exemplo para que outras organizações também invistam no treinamento prático de seus futuros colaboradores.

Na cerimônia de entrega do prêmio As Melhores Empresas para Estagiar, foram contempladas 15 organizações em cinco categorias. As vencedoras são: Maxion Wheels; Moura Baterias Automotivas e Industriais; Uppercase Consultoria; Prefeitura de Juquitiba; e Prefeitura de Olímpia.

* Luiz Gonzaga Bertelli é presidente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), da Academia Paulista de História (APH) e diretor da Fiesp.