fbpx

Profissão em alta: Especialista em Marketing Digital

Com setor de Marketing Digital aquecido, Brasil tem oportunidade para quem quer emprego na área ou, ainda, deseja ter seu próprio negócio no segmento.
O executivo Caio Cunha assume a presidência brasileira da WSI – We Simplify the Internet para alavancar a expansão da marca no País, de olho nos profissionais que desejam entrar no mercado

Basta procurar na internet por pesquisas das carreiras que estão em alta que logo você se deparará com algo como ‘Especialista de marketing com ênfase em redes sociais e e-commerce’ ou ‘Especialista em Marketing Digital’ como uma das profissões que estão em ascensão. Em primeiro lugar, trata-se de uma carreira nova, mas que exige o conhecimento de comunicação, marketing, internet e até vendas para se sair bem, ou seja, é necessário que o profissional atue em várias frentes para estar capacitado para ela.
Depois, não há uma formação específica para ser um profissional da área, o que leva publicitários, relações públicas, jornalistas e marqueteiros em geral a se interessarem por ela, tornando-a bem dinâmica. Por último, as empresas precisam de especialistas em Marketing Digital como funcionários, mas muito mais como consultores, porque eles podem trazer novidades desse mundo porque estão circulando em ambientes empresariais distintos. E é justamente aí que a WSI – We Simplify the Internet entra.
Com 28 agências de consultoria de marketing digital e três anos de atuação, a operação brasileira da WSI – We Simplify the Internet já é a sexta maior do mundo. Presente em 81 países, com 1100 consultores e faturamento anual de US$ 160 milhões, a maior empresa de Marketing Digital a franquear seus conceitos opera levando o que há de mais moderno em soluções de Internet a empresas de todos os portes.
A WSI tem uma estratégia de expansão agressiva para o Brasil. A ideia da empresa é crescer em número de especialistas que desejam ser consultores, ou seja, a WSI entra com a capacitação desses profissionais e todo o seu know-how e eles atuam sob a bandeira de uma importante player mundial em seu setor. “Estou assumindo a presidência da operação brasileira da WSI justamente para alavancar essa expansão”, informa Caio Cunha, novo presidente da WSI no Brasil.
Apoiado diretamente por Marcos Paulo Perfeito, que segue como general manager da empresa e responderá pelas áreas de Desenvolvimento e Branding, Cunha, além da Presidência, coordenará a área de Expansão e Novos Negócios. O novo presidente assume o cargo num momento crucial para a WSI no Brasil. “Neste ano, desenvolvemos um planejamento estratégico de Marketing e Expansão bastante ousado para nosso País, em relação ao número de novas unidades que serão abertas nos próximos anos e ao incremento de faturamento das agências de consultoria WSI já instaladas no Brasil. Com treinamento, muito trabalho e os parceiros corretos, certamente cumpriremos e superaremos as metas”, acredita.
A ideia de acelerar a expansão da WSI não significa que ela negligenciará o perfil de seus consultores. “O objetivo é crescer de maneira organizada, atingindo o patamar máximo de 100 agências nos próximos três anos. É o que queremos para nossa estrutura, de maneira a conseguir dar todo o suporte que nossos consultores de marketing digital precisam para se desenvolver plenamente”, acredita o novo presidente.
Outro objetivo da WSI nesse ano é de aumentar o faturamento das agências individualmente. Para isso, novos fornecedores estão sendo homologados pela rede. “Os consultores WSI têm ampliado seu faturamento em mais do que 50% ao ano nos últimos três anos. A previsão é que continuem crescendo nesse passo nos próximos três anos”, complementa Cunha.
A WSI – A WSI é especialista em ajudar as empresas na geração de oportunidades e no crescimento de vendas por meio de consultoria de SEO, geração de leads “on-line” (PPC e otimização de conversão), treinamentos e consultorias de marketing digital e geração de negócios via mídias sociais, fazendo a diferença nos negócios de seus clientes em todo o mundo.  
Em 2014, só o mercado de marketing digital para geração de leads “on-line” no Brasil superará US$ 2 bilhões, quando mais de 107 milhões – ou 53% dos brasileiros – estarão navegando pela “internet”. Não há uma só empresa que não necessite dos serviços de primeira linha oferecidos por essa empresa.
A trajetória profissional de Caio Cunha – Caio Cunha tem mais de 20 anos de bagagem profissional no mercado de tecnologia da informação e serviços. Executivo com atuação internacional e experiência em capacitação de negócios, Cunha estudou Administração de Negócios na Roosevelt University (EUA) e Estratégias de Negócios para Empresas em Crescimento na Stanford University Graduate School of Business (EUA). Além disso, tem formação em Gestão Internacional no IMD International (Suíça).
Ao longo dos últimos 20 anos, no mercado de tecnologia, Cunha exerceu posições de diretoria em grandes empresas multinacionais, como Hitachi Data Systems e SAP. Chegou a exercer funções de diretor-sócio na PriceWaterhouseCoopers, na qual iniciou sua carreira até atingir posição de diretoria responsável pelos serviços prestados a clientes como IBM e Unisys. Contribuiu em geração de novos negócios, incluindo a criação de novas subsidiárias internacionais, um centro de desenvolvimento de software, um centro de montagem e distribuição de equipamentos de armazenamento de dados. Estruturou uma “joint-venture” de compras eletrônicas (“e-procurement”) na industria de “Óleo e Gás” constituida em parceria com a SAP e a Petrobrás. Ele também trabalhou em conjunto com a Associação Brasileira de Empresas de Software para reverter uma lei de tributação sobre a indústria multinacional de software.
Sua trajetória na WSI também é longa e data de quando a empresa canadense aportou no Brasil, em 2010. Então, ele e sua esposa abriram uma consultoria de marketing digital desta marca e seu envolvimento com a WSI no exterior foi se estreitando. Antes de tornar-se presidente, o executivo já era Membro do Conselho da WSI no Brasil. Hoje, Cunha representa a América Latina no Conselho Internacional de Consultores da WSI.
O know-how de Cunha realmente soma valor à WSI, que se consolida a cada dia, no Brasil, como uma especialista em social selling, marketing B2B e desenvolvimento de estratégias de comunicação, geração de oportunidades e vendas pela internet. Por isso, a WSI oferece aos clientes soluções cujos resultados efetivos já são comprovados no mercado. “A WSI é dedicada a levar os negócios, ao redor do mundo, a uma posição privilegiada no que diz respeito ao maketing digital. Para tanto, atende a donos de empresas, CEOs, diretores de marketing e outros executivos, aumentando suas receitas e oferecendo mais rentabilidade”, considera o novo presidente.