Programa Governando com as Pessoas retorna na próxima quinta, abrangendo o município
Depois da experiência-piloto do programa Governando com as Pessoas, realizada em 2023, no bairro Zabelê, a Prefeitura de Vitória da Conquista vai iniciar na próxima quinta-feira, dia 18 de janeiro, a etapa mais abrangente da iniciativa, que pretende alcançar bairros da zona leste e oeste, além da Zona Rural do município.
Assim como ocorreu nessa primeira edição, a população vai escolher, por meio de uma plataforma on-line, as intervenções que considerar mais necessárias para o bairro ou distrito onde mora.
Para participar, cada cidadão deverá preencher o formulário disponível aqui.
O Governo Municipal, após seguir os procedimentos previstos pelo programa, executará os serviços que forem eleitos pelos moradores como prioridades.
Como informa a secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira, o programa agora adota duas novidades: a participação se dará por ciclos e, antes da votação propriamente dita, haverá a ampla escuta. O Ciclo 1 envolverá o distrito de Inhobim e os bairros Alto Maron e Ibirapuera. Os moradores desses locais têm até o dia 28 para preencher o formulário.
“Você vai poder entrar no site da Prefeitura, responder um questionário e dizer a sua vontade, enquanto cidadão, sobre as diferentes possibilidades de ação da Prefeitura. Nós vamos acolher o que você está indicando e, aí, vamos construir o primeiro menu de sugestões”, explica Geanne.
Nesse primeiro menu, estarão listadas várias sugestões de serviços para que as pessoas possam escolher as de sua preferência. A partir daí, será disponibilizado um segundo menu, que oferecerá as prioridades a serem eleitas e, em seguida, executadas pelo Governo Municipal.
O segundo e terceiro ciclos também já foram definidos pela Secretaria Municipal de Governo (Segov). “Quando vencermos esse primeiro ciclo, entraremos no Guarani, Conveima, Dantelândia, e depois em toda a região que envolve Urbis 6 (Espírito Santo), Patagônia e José Gonçalves. Aos poucos, a gente vai informando a população, porque a gente vai trabalhar por bairro”, adianta a secretária.
Sobre o Governando
A experiência-piloto do Governando com as Pessoas foi iniciada em junho do ano passado e abrangeu os sete loteamentos que compõem o bairro Zabelê.
A localidade foi escolhida pela Segov por ser a mais populosa da Zona Oeste de Vitória da Conquista, com quase 30 mil habitantes.
Com isso, o Governo Municipal pôde testar o programa, aprimorando o sistema de votação, a comunicação com os cidadãos e a execução dos serviços e obras.
Os moradores votaram em duas etapas, entre setembro e outubro. Na primeira votação, houve 1.906 indicações de serviços. Na segunda etapa, foram 1.343 votos válidos.
A execução dos serviços solicitados durou cerca de 30 dias e a entrega das obras mais votadas foi realizada entre 8 e 12 de dezembro.
Os moradores elegeram reformas de quadra, revitalização de praça e de área de lazer, iluminação no campo de futebol, patrolamento de ruas, sinalização horizontal e vertical, além de limpeza das vias.
O Governo Municipal também instalou uma base comunitária, num espaço de 100 metros quadrados, cedido pela Associação de Moradores da Vila Serrana.
Geanne destaca o trabalho intersetorial de toda a iniciativa, que envolveu nove secretarias municipais.
E agora, ao implementar a ampla escuta, o programa volta a empregar o meio digital para ouvir as solicitações da população.
A análise dos dados referentes à experiência inicial permitiu constatar que houve um equilíbrio entre os meios digital e presencial – afinal, além do formulário on-line, foram disponibilizados pontos de atendimento nas escolas e unidades de saúde do Zabelê e no Cras Miro Cairo, a fim de auxiliar os moradores que não tinham acesso à internet ou que não tinham familiaridade com o sistema de votação.
O projeto-piloto foi planejado para que as etapas fossem realizadas dentro do cronograma já aprovado pela Administração Municipal.
Todas as obras e serviços propostos pela Prefeitura estavam dentro da capacidade financeira e técnica de execução.
A participação popular ultrapassou os limites da votação on-line, já que os moradores participaram efetivamente da realização das intervenções.
Agora, toda a expertise adquirida durante a experiência com o Zabelê será estendida a todo o território municipal. “É muito importante a mobilização, que todas as pessoas se engajem nas etapas do Governando com as Pessoas, porque o resultado da obra ou do serviço entregue é aquilo que a população elegeu como prioridade”, garante a titular da Segov.