fbpx

Programa leva assistência médica domiciliar a idosos

Mais de mil idosos são beneficiados em Vitória da Conquista

Senhor José Rodrigues da Silva sendo atendido pelo Pamdil

Com 95 anos, o aposentado José Rodrigues da Silva vive momentos de fragilidade física herdada por um grave acidente que resultou na fratura do fêmur. Mesmo após uma série de cirurgias de reabilitação, os problemas aumentaram em virtude do agravamento da diabetes e da hipertensão arterial.  Hoje, o Sr. José Rodrigues está impedido de andar, convive com a sequela de uma artropatia traumática e com os desafios da cegueira.

Acamado, o aposentado enfrenta no dia a dia a limitação ocasionada pelos problemas de saúde. Com a impossibilidade de locomoção, as dificuldades poderiam ser ainda mais acentuadas caso não existisse em Vitória da Conquista o Programa de Atendimento Municipal Domiciliar ao Idoso com Limitação (Pamdil), desenvolvido pela Prefeitura Municipal.

Em funcionamento desde 2009, o Pamdil é responsável pelo atendimento de idosos com algum de tipo de limitação que são identificados por um agente comunitário de saúde. É graças ao programa, que o senhor José Rodrigues tem recebido a visita de um médico, uma técnica de enfermagem e um agente comunitário na sua residência desde 2012. Mesmo com a dificuldade na fala, ele foi categórico ao avaliar a iniciativa. “É muito importante para mim”, disse o aposentado durante a visita da equipe do programa na manhã desta segunda-feira, 21.

Silerina Vitória da Silva, esposa de Sr. José Rodrigues

Quem tem um parente doente, com problemas de locomoção, sabe bem a importância de contar com um auxílio como este para levá-lo a consultas e exames. Assim, o Pamdil vem para facilitar também a vida dos familiares dos idosos oferecendo maior comodidade durante a assistência médica. “O programa é uma iniciativa muito boa, porque para a gente seria muito difícil ter que sair de casa toda vez que precisasse de atendimento. Além disso, meu esposo é bem zelado e conta com um médico muito atencioso. Tudo o que ele me manda fazer para cuidar da saúde do meu marido, eu faço”, contou a aposentada Silerina Vitória da Silva, esposa de Sr. José Rodrigues.

Dr. Uiraçu Novaes

O médico que faz o acompanhamento de Sr. José é o clínico e infectologista Dr. Uiraçu Novaes. Ele acompanha o paciente desde o início da participação do aposentado no programa, em 2012.  “Com o Pamdil, o idoso tem toda assistência necessária. O objetivo do Governo Municipal é facilitar a vida do paciente”, declarou Dr. Novaes. “Realmente é um programa diferenciado. Eu não conheço nenhuma outra cidade da Bahia que tenha uma iniciativa como essa”, acrescentou o médico.

Equipe do Pamdil durante a visita ao senhor José Rodrigues nesta segunda-feira, 21

Além da oferta de atendimento e de toda assistência necessária, como a realização de exames, o Pamdil também faz o encaminhamento para diferentes especialidades médicas, caso haja necessidade. A visita ao paciente ocorre em um período de 15 em 15 dias, caso não haja agravamento do quadro de saúde do idoso durante esse intervalo. Se isso ocorrer, a visita é antecipada.

Mais de mil pacientes recebem os benefícios do Pamdil em Vitória da Conquista. O atendimento acontece de segunda a quinta-feira. Na sexta, o dia é destinado à coleta e realização de exames.