fbpx

Projeto Brincando na Quadra realiza oficinas esportivas: crianças de Monte Santo e Andorinha

Aulas de basquete, vôlei, futsal e handebol terão duração de dois meses e atendem mais de 500 crianças. Nova quadra do projeto acaba de ser inaugurada no Povoado de Praça.

O projeto Brincando na Quadra iniciou as oficinas de basquete, vôlei, futsal e handebol no Povoado de Praça, em Monte Santo, e no Colégio Municipal Deputado Jonival Lucas da Silva, localizado na cidade de Andorinha.

Durante dois meses, 500 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos podem participar das aulas de forma totalmente gratuita.

O objetivo é incentivar a prática de exercícios físicos e despertar nos pequenos a paixão pelo esporte.

No Povoado de Praça, as atividades são realizadas na nova quadra poliesportiva em frente à Escola Municipal, recém inaugurada pelo projeto.

A ação é uma realização da Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura, com patrocínio da Ferbasa. “Para nós, inaugurar este espaço foi uma grande conquista, a realização de um sonho. Como diz a frase atribuída à Cora Coralina, nada na vida tem sentido se não tocarmos a vida das pessoas. Essa é, sem dúvida, a missão da Fábrica: impactar vidas, democratizar o acesso ao esporte, promover saúde e qualidade de vida e proporcionar para as pessoas momentos de união e convívio em comunidade.

Ao entregarmos este espaço, temos certeza de que estamos no caminho certo”, afirma Bruno Wellington, presidente da Fábrica.

Localizado a 77 km do centro de Monte Santo, o Povoado de Praça não possuía, até então, nenhum equipamento esportivo.

Oficinas – As oficinas são dirigidas a crianças e adolescentes encaminhadas ao projeto pelas redes municipais de ensino das cidades de Monte Santo e Andorinha.

O encerramento do projeto nas duas cidades será marcado pela realização de torneios interclasses das quatro modalidades: basquete, vôlei, futsal e handebol.

Todos os alunos serão premiados com medalhas de participação. Assim que as oficinas forem finalizadas, as bolas, uniformes e demais equipamentos esportivos utilizados pelos professores serão doados para a escola do Povoado de Praça.

Inauguração – A cerimônia de inauguração, aberta ao público, reuniu autoridades locais e moradores da região, além de representantes da Ferbasa e da Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura.

O encontro teve como objetivo apresentar a quadra à comunidade e comemorar a novidade. O vice-presidente da Associação de Moradores do Povoado de Praça, Nivaldo Lima, ressalta a importância do novo espaço. “Quero agradecer a empresa Ferbasa e a todos os envolvidos neste projeto pela construção dessa quadra poliesportiva. Vai ser algo muito bom para a comunidade e, sem dúvida, vai ajudar muito as nossas crianças e adolescentes. Muito obrigada, Ferbasa, por tudo que tem feito por nós”, afirma.

Prefeita Silvania matos

A prefeita de Monte Santo, Silvania Matos, comemorou a novidade. “O que vemos aqui é um ambiente de alegria com muitas crianças, com os pais, um ambiente de esperança. Eu tenho certeza que a partir de hoje, com a quadra, as crianças terão mais um motivo para vir à escola. Quero agradecer a equipe da Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura, a Ferbasa e o Governo Federal por essa belíssima iniciativa”.

A prefeita conta ainda que dos 65 povoados de Monte Santo, apenas 8 tinham quadra. “O Povoado de Praça é o nono a receber estrutura para a prática de esportes. Esse é nosso sonho, desde antes de ser prefeita: garantir que todo povoado tenha escola, posto de saúde e quadra. Afinal, o aluno que estuda e pratica o esporte, ele tem outro futuro. O esporte não trabalha só a saúde, mas também a disciplina, a integração, o respeito ao limite, a alegria”, ressalta a prefeita.

O secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Monte Santo, Marcos Moratto, afirma ter ficado impressionado com o projeto. “Nós não tínhamos visto o uso desse tipo de material aqui na região. O piso tem durabilidade de 10 anos. Então, assim como toda a comunidade, como todas as crianças, nós estamos muito felizes por poder contar com esse equipamento, que vai se tornar um patrimônio para essa comunidade”, afirma.

O idealizador do projeto, Bruno Wellington, também fez questão de expressar gratidão à empresa patrocinadora. “Queremos agradecer imensamente a Ferbasa, que tornou esse sonho possível. Nesse caminho que trilhamos juntos, como parceiros, vimos o quanto é uma empresa que gosta da comunidade, que investe. Tive a oportunidade de conhecer diversos outros projetos que ela financia. Então, a construção dessa quadra só se tornou realidade graças ao investimento da Ferbasa. E o primordial, graças a preocupação e a sensibilidade que a empresa tem com a comunidade”, destaca o presidente da Fábrica.

Obras – As obras de construção da quadra no Povoado de Praça começaram no início de agosto com a limpeza do terreno e terraplenagem, seguidas pela implantação do contrapiso de concreto. O segundo passo foi a instalação de um piso modular, que substitui a pintura. Desenvolvido especialmente para a prática de esportes, o piso é feito em plástico polipropileno copolímero virgem. Mais durável que os pisos tradicionais de concreto, exige menos manutenção e é resistente aos raios solares, além de possuir um sistema de amortecimento que absorve 40% mais impacto do que os pisos tradicionais, reduzindo os riscos de lesão por queda. Na última etapa, foram realizadas as instalações dos equipamentos esportivos, como traves, tabela de basquete e rede de vôlei.

Realização – O Brincando na Quadra é uma realização da Associação Fábrica de Saúde Esporte e Cultura, com apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), do Governo Federal. No Povoado de Praça, o projeto é patrocinado pela Ferbasa e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Monte Santo. Além de Monte Santo (BA), o projeto também está em fase de implantação nas cidades de Catalão (GO) Montenegro (RS) e São João da Boa Vista (SP).

Sobre a Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura – Fundada em 2007, a Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura é uma organização sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento e realização de projetos beneficentes e assistenciais voltados à inclusão e transformação social. Com ações em diversas cidades do Brasil, a Fábrica tem como objetivo oferecer a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social condições dignas de vida e cidadania, seguindo as diretrizes dos Princípios do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Em atuação há mais de 15 anos, a Associação é responsável por projetos nas áreas de saúde, esporte, cultura e assistência social que já beneficiaram cerca de 50 mil pessoas pelo país. Para a execução dos projetos, a Fábrica conta com a colaboração de pessoas físicas e jurídicas. Quer saber como doar e apoiar as ações que impactam tantas vidas? Acesse www.fabrica.ong.br e acompanhe as redes sociais da entidade pelo @fabrica.ong.br.

Imagens: Felipe Filgueiras e Cleber Luiz/Cineview. Texto: Comunicação Integrada Síntese. Karime Ribeiro.