Projeto leva literatura e cinema a estudantes de escolas estaduais de Conquista

Foto: Reprodução / Natália Zapella. Texto Afonso Ribas Moreira. Jornalista DRT 0006214/BA

Para participar, as instituições precisam preencher formulário de inscrição até este próximo domingo (16). Ação integra projeto de distribuição do filme A Sobrancelha é o Bigode do Olho.

Escolas da rede estadual de educação ou outras instituições de Vitória da Conquista que atendem estudantes de ensino médio podem se inscrever para participar de um projeto que irá promover a leitura e a reflexão crítica por meio da literatura e do cinema. 

A iniciativa, realizada pela Umbuzeiro Filmes, selecionará cinco escolas – com prioridade para aquelas localizadas em bairros periféricos e na zona rural – para oportunizar gratuitamente a até 30 alunos de cada instituição a experiência de assistir ao filme A Sobrancelha é o Bigode do Olho numa sala de cinema.

Dirigido por Alexandre Dacosta e inspirado na obra de Ivan Jaf que narra a trajetória do chamado Barão de Itararé, o longa será lançado em abril pela distribuidora, na semana em que se celebra o Dia do Jornalista, como parte da programação do Mês de Projeção REC Conquista.

O projeto tem como objetivo ampliar o acesso à cultura e estimular a formação de leitores e espectadores críticos. 

A primeira etapa consiste na leitura e discussão do livro entre professores e alunos, seguida pela exibição do filme.

Os custos com transporte e ingressos serão pagos pela Umbuzeiro.

As inscrições estão abertas até o dia 16 de fevereiro e podem ser feitas através deste link: https://forms.gle/AnNKxoreXkQ7xAWx9 

A seleção das instituições ocorrerá no dia 17 de fevereiro, com divulgação dos resultados e até o dia 19.

O período para que as escolas trabalhem o livro com os alunos será entre 20 de fevereiro e 21 de março. As sessões do filme para os estudantes das escolas selecionadas serão realizadas em datas a serem definidas.

Com essa iniciativa, a Umbuzeiro, que é a primeira distribuidora de filmes do sertão da Bahia, reforça seu compromisso com a democratização do acesso à cultura.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.

CRESOL