Pronatec: Parcerias ampliam chance de emprego
Acordos entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e empresas como Odebrecht, Camargo Corrêa e Mendes Junior visam adequar cursos de qualificação à demanda do mercado e priorizar público do Brasil Sem Miséria nas contratações
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a construtora Odebrecht assinaram nesta quinta-feira (28), em Salvador, acordo de cooperação para ampliar contratação de profissionais formados em cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) voltados para o público do Brasil Sem Miséria. Pela parceria, os alunos participarão de processos seletivos da empresa em todo o país.
Além do encaminhamento, o Sistema S (Senai, Senac, Senat e Senar), responsável por parte dos cursos do Pronatec Brasil Sem Miséria, poderá utilizar a programação de contratações da construtora para orientar a oferta de qualificação profissional. O acordo estabelece ainda prioridade para os formandos de baixa renda nas contratações da empresa.
O Sistema Nacional de Emprego (Sine), coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, encaminhará as pessoas qualificadas pelo Pronatec aos processos seletivos. A contribuição da melhoria de equipamentos e infraestrutura da assistência social pela empresa nos municípios também está no acordo.
O diretor de Inclusão Produtiva Urbana do MDS, Luiz Müller, avalia que a parceria com o setor privado para a programação dos cursos e a absorção da mão-de-obra qualificada é uma aposta promissora para beneficiar o público do Brasil Sem Miséria. “Os cursos ofertados, além de abrir portas para o mercado de trabalho, são oportunidades de mudança de vida. Ao se capacitar, o aluno se torna um profissional diferenciado, que vai prestar um serviço de melhor qualidade e agregar valor ao seu trabalho.”
O superintendente da Odebrecht para os estados da Bahia e Sergipe, André Vidal, representou a empresa na assinatura do acordo e avalia a iniciativa como “uma parceria muito importante para a sociedade brasileira, em especial a baiana, pois vai capacitar jovens beneficiários do Bolsa Família.”
Inclusão – Promover a capacitação da mão de obra local, gerar empregos e fomentar o desenvolvimento regional é o objetivo dessa e de outras parcerias do MDS com grandes empresas. Além da Odebrecht, as construtoras Camargo Corrêa e Mendes Junior firmaram parcerias com o MDS no intuito de incluir os profissionais formandos pelo Pronatec Brasil Sem Miséria no mercado de trabalho.
Com a expansão da ferrovia de Carajás, que passa por municípios do Pará e do Maranhão, a Camargo Corrêa prevê a geração de 9 mil empregos no pico da obra, em setembro de 2015. Para garantir a ocupação desses postos de trabalho e, consequentemente, a conclusão da obra, a empresa apresentou ao MDS uma lista de contratações previstas e para as quais a empresa não conseguia encontrar regionalmente a mão de obra qualificada.
“Neste momento, todos os parceiros envolvidos estão discutindo a mobilização das pessoas para a qualificação e a posterior absorção pelo mercado”, explica Carolina Righi, gerente de Responsabilidade Social da Construtora Camargo Corrêa. Para ela, o Pronatec é “uma alternativa estratégica para o problema de escassez de mão de obra em nossos projetos”.
Já a construtora Mendes Junior tem acordo para captar trabalhadores formados nas obras de transposição do Rio São Francisco, em Salgueiro (PE); na canalização dos córregos Ponte Baixa e Jardim Letícia, em São Paulo; e na expansão da fábrica de cimentos da Holcim, em Barroso (MG). Nesse último empreendimento, 49 pessoas de baixa renda que concluíram cursos do Pronatec Brasil Sem Miséria já foram contratadas. De acordo com a construtora, a ideia é formar equipes qualificadas que possam ser reaproveitadas em outros projetos.
Brasil Sem Miséria – Inserido no eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria, o Pronatec é uma das principais ações do governo com o objetivo de proporcionar condições para que a parcela mais vulnerável da sociedade brasileira conquiste uma inserção digna no mundo do trabalho. Com mais de 825 mil matrículas realizadas desde o ano passado, o programa deverá antecipar o cumprimento da meta de 1 milhão de inscritos, prevista para meados de 2014.
Além de material escolar e didático, os alunos recebem auxílio alimentação e transporte para frequentar as aulas. A oferta de cursos também é articulada com outras políticas de inserção profissional do Brasil Sem Miséria, como ações de intermediação pública de mão-de-obra, de economia solidária e de apoio ao microcrédito e ao empreendedorismo individual.
Em Vitória da Conquista Pronatec certifica novas turmas nessa sexta-feira, 29
Pronatec – Criado pelo Governo Federal, por meio do Plano Brasil Sem Miséria, o programa já qualificou mais de 4 mil conquistenses nos último dois anos, através do Acessuas Trabalho. O objetivo do Pronatec é interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para população brasileira, promovendo maiores oportunidades de trabalho e geração de renda. Os cursos são gratuitos e os alunos recebem auxílio-transporte, auxílio-alimentação e todo o material didático.
– See more at: http://www.pmvc.ba.gov.br/v2/noticias/pronatec-certificara-novas-turmas-nessa-sexta-feira-29/#sthash.iGhVrAUD.dpuf