fbpx

Reitor da Uesc destaca importância de Seminário para o futuro das cidades

Universidade, Amurc e Sebrae reúnem prefeitos para debater estratégias para enfrentar desafios

O Seminário Gestão e Desenvolvimento das Cidades, que ocorrerá nos dias 9 e 10 de dezembro, no Hotel Praia do Sol, em Ilhéus, promete ser um marco para os prefeitos eleitos e reeleitos para o mandato 2025-2028.

UESC, AMURC, SEBRAE

O evento, é realizado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), através do Programa extensionista de Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras (Agir), em sua terceira edição, desta vez em parceria com Sebrae, visa debater estratégias para enfrentar desafios e promover o desenvolvimento sustentável dos municípios.

Reitor

O reitor da Uesc, Alessandro Fernandes, reforçou a relevância do seminário para a gestão pública na região. “Este evento é uma oportunidade indispensável para fomentar a reflexão sobre os rumos das nossas cidades.

Com o Sebrae e a Amurc, reuniremos especialistas e lideranças regionais para discutir soluções concretas e inovadoras que possam transformar desafios em oportunidades.

Assim sendo, sempre com foco na sustentabilidade e na qualidade de vida dos cidadãos”, destacou.

Entretanto, para o reitor, o envolvimento da Uesc em iniciativas como esta reafirma o compromisso da Universidade com o desenvolvimento regional.

Portanto, “a universidade tem o papel de contribuir com o conhecimento técnico e científico necessário para a tomada de decisões estratégicas.

Parceria

A parceria com o Sebrae e a Amurc potencializa esse esforço, conectando gestores municipais a práticas de excelência e à troca de experiências fundamentais para uma gestão moderna e eficiente.”

Enfim, o evento trará palestras, painéis e momentos de interação entre gestores públicos e técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios, Tribunal de Contas do Estado da Bahia.

Além disso, especialistas de outros órgãos abordando temas como planejamento urbano, inovação em serviços públicos e soluções sustentáveis para os desafios urbanos.

Sebrae

Enfim, a gestora de projetos do Sebrae, Erica Leal, também reforçou o caráter transformador da iniciativa.

“Esse é um momento crucial para refletirmos sobre os desafios das cidades e construirmos soluções que garantam qualidade de vida e sustentabilidade”, afirmou.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela internet.

Cada município poderá levar o prefeito ou prefeita e mais um acompanhante, reforçando a importância de uma gestão participativa e integrada.

Passo significativo

O Seminário Gestão e Desenvolvimento das Cidades será um passo significativo para alinhar a gestão pública municipal com as demandas de um mundo em constante transformação.

“Construir cidades mais sustentáveis e inovadoras depende de gestores capacitados e comprometidos. Esse é o nosso objetivo maior”, concluiu o reitor da Uesc.

Assessoria de Comunicação – Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)