Rematrícula na rede municipal para alunos que devem continuar na mesma escola até dia 22
Está aberto até dia 22 de dezembro, o período de renovação das matrículas para os alunos que vão continuar nas mesmas escolas da rede municipal de ensino.
Até o momento, 24.568 alunos estão com as matrículas renovadas para o ano letivo de 2024.
Diretora da Escola Municipal Mário Batista, Gilmara de Oliveira Quaresma disse que o período de rematrículas está tranquilo e dentro da normalidade. “As pessoas estão vindo. A comunidade da Mário Batista é muito participativa, sempre solícita quando chamamos. Está tudo acontecendo de forma tranquila. Faltam poucas crianças para matricular”, disse.
A auxiliar de limpeza, Laís Almeida Souza, já rematriculou o filho Nicolas Miguel Souza Silva, no quarto ano, na Escola Municipal Mário Batista, considerada por ela, uma das melhores escolas do município. “Eu gosto muito. Faz dois anos que ele está aqui. Só tenho que elogiar. É uma ótima escola”, afirmou.
Agendamento on-line
Segundo a coordenadora de Legalização, Carmen Sulvia, em janeiro será publicada uma nova Portaria para a matrículas dos alunos egressos, ou seja, da própria rede municipal, que sairão de uma escola para outra, ou porque aquela escola não oferece o ano que ele vai estudar em 2024, por interesses próprios ou outra situação.
E depois vem o período dos alunos de fora da rede.
Essa matrícula será por meio de agendamento on-line para que os pais ou responsáveis tenham dia e horário mais cômodos para ir à escola. O agendamento será só para as escolas da rede municipal; as conveniadas serão da maneira presencial.
Treinamento
Nessa sexta-feira (15), a Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Coordenação de Legalização, realizou uma formação com os secretários que atuam nas escolas do município. O encontro foi no auditório do Ministério da Agricultura e foi dividido em duas turmas. Pela manhã, servidores dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e das unidades da zona rural. À tarde com os funcionários que trabalham nas escolas da zona urbana.
A coordenadora Carmen Silvia Freitas de Oliveira disse que a formação foi para apresentar o sistema de matrículas on-line. Em 2023, esse processo contemplou os alunos de dois a cinco anos, dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas. “Nós estamos com essa formação com todos os secretários apresentando o sistema, fazendo algumas adequações, ajustes, esclarecendo, e em janeiro faremos uma nova formação já com o sistema implantado para que tenhamos todos os esclarecimentos. Para 2024, serão todos neste sistema on-line”, disse. Ela enfatizou que são telas fáceis e autoexplicativas para que nenhum pai e/ou responsável tenha dificuldade.