fbpx

Revista Cientifica internacional destaca pesquisa desenvolvida nas Farmácias da Família

Texto e fotos: Secom PMVC

Além de ser um importante instrumento na garantia de acesso a medicamentos com atendimento de qualidade à população, a rede municipal de Assistência Farmacêutica, por meio das Farmácias da Família, também tem se destacado no desenvolvimento de pesquisas e publicação de artigos científicos, envolvendo o uso de tecnologias em saúde na Atenção Primária à Saúde.

Na última semana mais um artigo científico foi publicado em revista internacional – International Journal of Pharmacy Practice, da Universidade de Oxford – abordando uma pesquisa realizada nas Farmácias da Família que avaliou o uso do Point Of Care Testing (POCT), para dosagem de hemoglobina glicada na rotina das farmácias como ferramenta para rastreamento de pacientes com suspeita diagnóstica de diabetes mellitus ou pacientes com diagnóstico, mas sem controle adequado.

“Essa conduta permite intervenções como orientações sobre os cuidados em saúde para a prevenção e controle da doença, e encaminhamento para a equipe de saúde fazer as intervenções necessárias, quer seja para confirmação diagnóstica e início do tratamento ou para otimização da farmacoterapia já prescrita. Essas ações contribuem de forma decisiva para melhorar a qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas”, explicou Pablo Maciel, farmacêutico do município e responsável pelas pesquisas.

Pesquisas como essas são desenvolvidas em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), pelo termo de cooperação que transformou as Farmácias da Família também em Farmácia Escola da instituição. Uma parceria que já contribuiu para a formação e qualificação de diversos profissionais no Mestrado e Doutorado, incluindo o desenvolvimento de dois ensaios clínicos inéditos em farmácias públicas no país.

Pablo Maciel

Atualmente, o serviço possui três pesquisas clínicas em andamento. “Seus resultados devem proporcionar a melhoria da qualidade da assistência prestada aos usuários, além de contribuir para a qualificação de diversos profissionais, formando farmacêuticos e qualificando mestres e doutores que atuam na rede”, complementou o farmacêutico.