Revitalização do Teatro Carlos Jehovah e da Casa Glauber Rocha levados ao Ministério da Cultura

O secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Eugênio Avelino – Xangai, e o coordenador de Cultura, Alecxandre Magno, representaram a Prefeitura de Vitória da Conquista no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em Brasília.

Eles também foram recebidos por equipe do Ministério da Cultura (MinC) e trataram dos projetos de revitalização do Teatro Municipal Carlos Jehovah e da Casa Glauber Rocha, além dos recursos da Lei Aldir Blanc, destinados a estados, municípios e Distrito Federal para apoiar a cultura.

O encontro foi promovido pela Presidência da República teve como objetivo fortalecer o pacto federativo e ampliar a participação dos municípios em programas e ações do governo federal.

Na abertura do encontro, o secretário Xangai foi convidado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, para uma apresentação.

Na oportunidade, a ministra relatou aos presentes o papel de Xangai na sua carreira artística.

Entretanto, uma equipe do Ministério da Cultura recebeu os representantes de Vitória da Conquista que apresentaram as demandas do município.

Para o secretário, a presença no evento foi mais uma oportunidade de captar recursos, apresentar o trabalho que está sendo executado e expor as demandas na área de cultura para Vitória da Conquista.


“Passamos as questões de urgência em relação ao apoio do Ministério da Cultura para a reforma desses equipamentos e prontamente a equipe do Ministério da Cultura nos orientou sobre como vamos proceder com relação a isso”, declarou Xangai.

Outro assunto abordado foi em relação aos recursos da Lei Aldir Blanc, que o Município vai receber durante cinco anos.

“Em nossa ida a Brasília tivemos uma notícia muito boa de que os municípios vão continuar recebendo esse recurso.

Isso vai ajudar nosso governo a tratar das questões do fomento à cultura na nossa cidade, e também da reforma dos equipamentos que sabemos que é uma urgência”, completou Alecxandre.

Os gestores de Vitória da Conquista participaram ainda do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais e Municipais Associados, ligados à Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos, com o intuito de discutir a municipalização das políticas culturais, além de palestras e oficinas.

CRESOL