SAC leva nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) a escolas estaduais do interior
Atendimento aos alunos é gratuito e acontece de 10 a 14 de fevereiro, de 8h às 17h
A equipe do SAC Itinerante continua a caminhada para levar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) a escolas estaduais da Bahia.
A próxima parada é simultânea em três colégios da rede pública: Pedro Paulo Marques e Marques, no bairro de São Cristóvão, em Salvador, e a chegada ao interior do Estado, nas escolas Professora Ana Angélica Vergne de Morais, em Feira de Santana; e Padre Luís Soares Palmeira, em Vitória da Conquista.
A ação é realizada pela equipe do SAC Itinerante e Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), em parceria com a Secretaria da Educação (SEC).
Em todos os colégios, o atendimento aos alunos é gratuito e acontece de 10 a 14 de fevereiro, de 8h às 17h.
Durante a passagem pelos colégios São Daniel Comboni, em Sussuarana; Barros Barreto, em Paripe; e Luiz Viana, em Brotas, todos na capital, foram realizados mais de 1,8 mil atendimentos.
A previsão inicial é oferecer a CIN em oito escolas públicas estaduais, incluindo duas no interior do Estado.
A próxima etapa será nos colégios David Mendes Pereira, em São Marcos; e Clarice Santiago dos Santos, no bairro do Arenoso, ambas em Salvador.
Para ser atendido é preciso fazer um agendamento prévio na própria escola.
Ao todo, 30 colaboradores da Rede SAC atuam na missão, que deve atender a cerca de 5 mil alunos no total.
“É um projeto grandioso, que oferece um serviço de cidadania de forma facilitada e proativa nas unidades escolares, especialmente durante o período de matrícula, quando os alunos têm a necessidade de atualizar a documentação”, explica a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios.
“A emissão da CIN em escolas estaduais é um projeto de grande importância para esse público estudantil, que passa a ter um documento padrão e unificado, em nível nacional, incluindo uma versão digital, integrado a órgãos federais, e favorecendo, assim, a inclusão e acesso dos jovens a diversos benefícios”, destaca o diretor do IIPM, Bruno Fróes.
Nesta semana, a ação acontece durante a Jornada Pedagógica, que é promovida pela SEC. “A parceria reflete nosso compromisso em levar cidadania e inclusão para o ambiente escolar.
Essa iniciativa não apenas facilita o acesso dos estudantes à nova carteira de identidade, mas também reforça a importância de oferecer serviços essenciais diretamente às comunidades escolares.
É uma forma de garantir aos nossos o acesso a direitos fundamentais,” destacou a chefe de Gabinete da SEC, Luciana Menezes.
CIN – A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação.
Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original) em mãos.
Caso a certidão original esteja plastificada é preciso levar também uma cópia simples.
Vale destacar que a CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar.
Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.
Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro.
A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão.
O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados.
A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.
Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site oficial (www.ba.gov.br/administracao) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (WhatsApp) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo).
A implantação da CIN na Bahia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), e responsável pelo IIPM, em parceria com a Saeb, através do SAC.
Assessoria de Comunicação Social//Secretaria da Administração do Estado da Bahia | Saeb