fbpx

SAEB lança novo site de compras públicas do Estado

A Secretaria da Administração (Saeb) acaba de lançar o novo Comprasnet.ba, portal oficial de compras do Estado da Bahia, gerido pela Superintendência de Recursos Logísticos (SRL). Com um visual mais dinâmico e interativo, a nova ferramenta irá disponibilizar dados sobre editais de licitações públicas, banco de preços referenciais dos itens mais contratados pelos órgãos estaduais, informes sobre compras eletrônicas, licitações, fornecedores, credenciamento, serviços terceirizados e outros, além de uma lista de perguntas mais frequentes, senha única de acesso, para pessoas físicas e jurídicas, e cartilhas sobre compras públicas sustentáveis e Lei Anticalote.Uma das novidades do novo portal é a unificação das senhas para cadastro e de participação em cotações eletrônicas para pessoas físicas e jurídicas. A senha é criada pelo próprio usuário (fornecedor) diretamente no site durante a solicitação de credenciamento. A regra é válida para novos usuários, mas quem já tem cadastro também poderá unificar as senhas, por meio do menu Fornecedor/Senha.

Na seção Banco de Preços estão disponíveis informações sobre os preços referenciais e as perguntas mais frequentes são encontradas no FAQ do site, que também disponibiliza a opção do Fale Conosco. A seção Editais dará mais destaque às principais licitações realizadas pelo Estado e também as que estão em curso. O novo portal terá ainda compatibilidade com as novas versões dos principais navegadores.

Comprasnet.ba 

Implantado em agosto de 2001, o Comprasnet.ba funciona como canal on-line que permite a divulgação das licitações e contratações estaduais e também a transação de compras via das cotações eletrônicas. No site, cidadãos, fornecedores, pessoas físicas e jurídicas interessadas em contratar e licitar e ainda os servidores da área de compras das unidades estaduais, têm acesso de forma simples, ágil e transparente às informações sobre as licitações dos órgãos e entidades do Estado.

No endereço também é possível baixar editais, solicitar o credenciamento para participar de cotações eletrônicas, lançar preços nos Pedidos de Cotação Eletrônica (PCEs), acessar o catálogo de materiais e serviços do Estado, conhecer a documentação necessária à obtenção do Certificado de Registro Cadastral (CRC) ou do Certificado de Registro Simplificado (CRS), além de emitir o certificado e o extrato para a manutenção cadastral, dentre outros serviços.

Ambiente virtual para compras 

Além do novo site do Comprasnet.ba, a Saeb criou mais um canal de comunicação na área de compras. Exclusivamente voltado a técnicos ligados às áreas de compras públicas de órgãos estaduais e pregoeiros e suas equipes, o ambiente virtual está disponível no endereço e reúne informações institucionais, informativos, legislação, materiais de apoio e capacitações específicas para os servidores. Lançado por meio da Coordenação Central de Licitação (CCL), o ambiente está em funcionamento desde o final de 2014.