fbpx

Saúde alerta a população para prevenção da dengue

Com o registro de casos suspeitos de dengue dos últimos dias, os cuidados para eliminar os criatórios do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, devem ser redobrados. Nesta quinta-feira, dia 9, às 14h, no Auditório do Polo de Educação Permanente, acontece o Seminário de Sensibilização dos Parceiros do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e Controle da Dengue.

O Projeto faz parte de um esforço conjunto entre a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a Secretaria da Saúde de Vitória da Conquista e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem). Durante o evento, será apresentado o Projeto de Mobilização Social que visa apoiar as ações de prevenção e controle da dengue que já veem sendo executadas.

Nesta etapa as ações no município serão iniciadas com visitas diagnósticas aos bairros envolvidos, durante os dias 6 e 7/08. Na sequência, um encontro com os Agentes de Endemias  e Agentes Comunitários de Saúde – ACS, no Auditório do Polo de Educação Permanente, às 8h30, do dia 9/08.

O projeto de mobilização, iniciado em 2010 com 12 municípios baianos, hoje assiste a um total de 23 municípios: Alagoinhas, Camaçari, Serrinha, Conceição de Coité, Itaberaba, Jacobina, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Simões Filho, Valença, Vitória da Conquista, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jequié, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas.

SERVIÇO

Dicas para evitar procriação do mosquito:

– Usar tela de proteção contra insetos nas janelas;
– Evitar deixar água nos pratos de plantas e colocar areia nestes pratos;
– Trocar a água das plantas toda semana e lavar o pratinho;
– Não deixar vasos, baldes, garrafas com água e sempre os guardar com a boca para baixo. O mesmo deve ser feito em qualquer recipiente que possa acumular água;
– Caixas d’água, tonéis e fossas devem ser mantidos fechados;
– Evitar acumular lixos e entulhos;
– Retirar a água acumulada das lajes ou outras áreas da casa;
– Ralos que não tiverem em uso devem ser tampados;
– Copos descartáveis, garrafas pet e tampas devem ser colocados em um saco plástico, que deverá ser fechado com cuidado e jogado no lixo;
– Lavar a vasilha de animais de estimação pelo menos uma vez na semana e sempre trocar a água;
– Pneus devem ser entregues ao serviço de limpeza urbana ou, se necessário, guardados cobertos.