Sefin inicia gestão eletrônica de documentos e processos
Projeto inovador vai reduzir uso de papel
A Secretaria Municipal de Finanças e Execução Orçamentária (Sefin) deu início ao projeto Conquista Sem Papel.
Por meio da iniciativa inovadora, o Executivo Municipal busca reduzir o uso de papel, já que os documentos físicos e processos estão sendo substituídos por versões digitais.
A primeira etapa do projeto teve início no último dia 17, após a capacitação dos servidores da Sefin.
Agora o setor de protocolos da secretaria digitaliza os documentos trazidos pelos contribuintes, e não mais retém cópias em papel.
Além disso, o contribuinte pode acompanhar a movimentação do seu processo de forma on-line.
Essa é a primeira etapa do projeto, que a partir do próximo dia 3 de julho será ampliado com início de protocolo para público externo.
A inspetora geral de Rendas do Município, Maíra Andrade, explicou que a transição para o formato digital não só contribui para a sustentabilidade ambiental, mas também melhora a eficiência dos processos internos. “Com a digitalização, esperamos reduzir o tempo de tramitação de documentos, minimizar erros humanos e proporcionar mais transparência e segurança na gestão das informações”, ressaltou.
Ainda segundo a inspetora geral, a implementação desse projeto na Secretaria de Finanças e Execução Orçamentária representa um passo significativo rumo à modernização da administração pública, alinhando-se às melhores práticas de governança digital. “Estamos empolgados com os benefícios que ele trará, tanto para a administração quanto para os contribuintes. Estamos também comprometidos em garantir uma transição suave e eficaz para o novo sistema”, concluiu Maíra.