fbpx

Semana de Prevenção das Hepatites Virais

Até o dia 31 de julho, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano (Caav), realiza a Semana Municipal de Prevenção das Hepatites Virais. O objetivo é alertar a população quanto às boas práticas de saúde que evitam a contaminação pelos vírus, a exemplo da vacinação a partir dos primeiros dias de vida, do uso de preservativo nas relações sexuais e de materiais perfurocortantes (bisturis, agulhas, alicates) descartáveis e ou esterilizados, além da realização do teste de laboratório para identificar a presença do vírus.

A programação conta com vacinação contra a hepatite B e panfletagem informativa sobre as hepatites virais em salões de beleza, universidades e hospitais; intensificação das ações de educação em saúde, diagnóstico e tratamento das hepatites virais nas unidades de saúde; e Balada Noturna com foco nos profissionais do sexo. No dia 28, a equipe do Caav realizará blitz no centro da cidade para mobilização e divulgação a respeito do Dia Mundial de Luta contra às Hepatites Virais, vacinação contra hepatite B, panfletagem informativa e palestra sobre o tema no Hospital Geral de Vitória da Conquista.

Sobre a doença – A hepatite é a inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia. Em Vitória da Conquista, o tratamento para as hepatites B e C é realizado pelo Caav e para a hepatite A, nas unidades de saúde. Em 2014, foram notificados 105 casos positivos da doença em Vitória da Conquista e em 2015, até o mês de julho, 60 casos.